UBS do Portal da Alegria inicia atendimentos de equipe PMAQ

Já nas primeiras horas de trabalho o médico realizou 12 atendimentos

“Começou bem”, foi o comentário de Francisca Leal, de 57 anos de idade, em seu primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde Dr. Fernando Correia Lima, localizada no bairro Portal da Alegria. A Prefeitura de Teresina colocou à disposição da comunidade o médico Antônio Júnior, que se apresentou formalmente na última quinta-feira (19) e começou suas atividades no dia seguinte (20).

A população assistida pela UBS, inaugurada no dia 28 de agosto pela Fundação Municipal de Saúde é uma das novas unidades que podem contar com equipes trabalhando em tempo integral, pela manhã e à tarde, desempenhando suas atividades no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

“Estávamos precisando de atendimento, e com a chegada do médico aqui no posto de saúde nosso problema será resolvido com certeza”, comentou Simone Leal, de 35 anos, filha de Francisca Leal, que foi até o posto de saúde pela segunda vez, para a entrega dos exames clínicos.

Antes de iniciar suas atividades na UBS o médico Antônio Júnior participou de uma reunião com a diretoria regional e toda a equipe para traçar o cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante a primeira semana de atividade. “No meu primeiro dia aqui atendi três gestantes, três adultos, duas crianças e dois hipertensos. Na reunião, decidimos pontos importantes para o melhor desempenho das atividades aqui na UBS buscando melhor atender, e com maior eficácia, a todas as demandas da população”, ressaltou o médico.

Segundo a diretora da Regional de Saúde Sul, Fátima de Sousa, as atividades foram distribuídas de forma que cobrisse a toda a demanda de atendimentos, marcações de consulta e coleta para exames, durante toda a semana. “Os atendimentos para diabéticos e hipertensos ficaram para a segunda; na terça-feira, o atendimento é direcionado às crianças; na quarta, a demanda é livre; durante a quinta-feira são desenvolvidas atividades educativas na comunidade e na sexta os atendimentos são direcionados às gestantes sendo complementado pela demanda livre, por ser um público menor”, comentou.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/772/ubs-do-portal-da-alegria-inicia-atendimentos-de-equipe-pmaq