Prefeitura alerta zona urbana para vacinação de cães e gatos no próximo sábado (21)

A zona rural de Teresina terá dias diferentes para a campanha.

Para deixar cães e gatos livres do risco de serem acometidos pela raiva, o dono do animal tem que procurar um dos postos de vacinação antirrábica para fazer o reforço anual. Em Teresina a campanha acontecerá por zonas: no próximo sábado (21) serão imunizados os animais domésticos da área urbana. No dia 05 de outubro é a vez das zonas rurais sul e sudeste, já no dia 12 de outubro a campanha será realizada nas zonas rurais norte e leste.

A Gerente de Zoonozes da FMS, Oriana Bezerra, informa que Teresina terá 384 postos de vacinação em toda a cidade. Os postos irão funcionar em prédios escolares, sedes de entidades, praças públicas e até em algumas residências com uma área física disponibilizada excepcionalmente para a campanha. Todos os pontos estarão sinalizados. “Estamos trabalhando com uma grande equipe que envolve o pessoal da Gerência de Zooonozes e voluntários entre acadêmicos de medicina veterinária, médicos veterinários da ADAPI e GEVISA, professores da UFPI e servidores da SESAPI", diz Oriana Bezerra ao explicar a logística do dia da vacinação.

Há uma preocupação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em mobilizar a população, pois municípios da região norte do Estado têm registros recentes da circulação do vírus da raiva. O último caso de raiva animal em Teresina foi no ano de 2011, em um cão que veio de outra cidade do interior do Piauí e teve o registro feito aqui na capital. Já o de raiva humana foi em 1996. Em municípios localizados ao Norte de Teresina está havendo a circulação viral, como Paranaíba e Chaval, onde este ano foram registrados casos de raiva animal.

“Trata-se de uma zoonose viral, e a única maneira de prevenir é a vacinação. Anualmente há a necessidade do animal receber o reforço da vacina, dessa forma ele está protegido e ajuda a impedir a circulação deste vírus que pode causar a morte de animais e até de humanos”, reforça o presidente da FMS, Luiz Lobão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/771/prefeitura-alerta-zona-urbana-para-vacinacao-de-caes-e-gatos-no-proximo-sabado-21