Prefeitura faz monitoramento permanente de Influenza

Nove unidades sentinela estão preparadas para acompanhamento de pacientes com sintomas de gripe

Teresina mantêm nove unidades sentinela para acompanhamento de pacientes que procuram a rede municipal com sintomas de gripe. O trabalho é feito pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) que através dessas unidades realiza o monitoramento permanente para casos de gripe sazonal que podem evoluir para os casos graves de influenza. As equipes de saúde mantêm um protocolo de acompanhamento dos sintomas clássicos que são febre acompanhada de tosse ou dor de garganta e em alguns casos cansaço.
Para a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, Teresina tem feito a lição de casa ao cumprir as metas de vacinação contra a gripe, o que tem impedido a circulação de vírus de gripe como A H1N1, A H3N2 e a B em grupos de risco, reduzindo assim a incidência de casos graves de gripe que evoluem para o óbito.

A rede pública e privada de saúde da capital está preparada a partir dos protocolos do Ministério da Saúde, inclusive com orientações para o uso do medicamento oseltamivir (tamiflu) para os pacientes de risco como: gestantes, doentes crônicos, idosos e crianças menores de dois anos e especialmente para os pacientes que tiverem um agravamento dos sintomas da gripe, como dificuldades para respirar. Em casos assim os médicos identificam a necessidade de administrar o remédio e fazem indicação da internação.

De janeiro a agosto deste ano, dos quase 20 mil casos de gripe acompanhados pelos serviços de saúde, 100 foram de pacientes que passaram pela internação em Teresina. Segundo Ricardo Brito, técnico da vigilância epidemiológica da FMS foram realizadas coletas de material para análise desses pacientes e a partir disso 21 casos foram confirmados para Influenza, sendo 12 de H3N2, oito H1N1 e um Influenza B. Quatro casos de A H1N1 evoluíram para óbitos, três deles eram pacientes maiores de 60 anos e pertenciam a grupos de risco que favorecem a complicação da inlfuenza.

“Anualmente já é esperada a circulação dos vírus de Influenza A por pertencerem ao padrão de incidência que tradicionalmente registram-se entre os meses de fevereiro a agosto, período de sazonalidade da gripe”, reforça Brito.

Prevenção

"A principal medida de prevenção da gripe é a higienização das mãos", esclarece Ricardo Brito. "Procure sempre lavar com água e sabão, e na ausência, utilizar o álcool em gel", completa. A atenção à etiqueta respiratória também é importante: devemos cobrir a boca e o nariz com um lenço ao tossir ou espirrar, e lavar as mãos caso as tenha usado para isto. Outra medida é evitar aglomerações e locais fechados, pois estes ambientes favorecem a circulação de diversos tipos de vírus respiratórios.

Se estiver gripado, evite sair de casa para evitar a proliferação do vírus. Procure repousar, alimentar-se bem e principalmente beber muito líquido.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/770/prefeitura-faz-monitoramento-permanente-de-influenza