Profissionais de saúde se reúnem para discutir a prevenção ao suicídio

Nesta terça-feira se comemora o dia mundial de prevenção ao suicídio

Profissionais de saúde se reúnem para discutir a prevenção ao suicídio
Na manhã de hoje (10), dia mundial de prevenção ao suicídio, profissionais de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), hospitais e núcleos de epidemiologia das Diretorias Regionais de Saúde do município, SAMU e Centro de Valorização da Vida (CVV) foram mobilizados para discutir estratégias de prevenção ao problema. O encontro ocorreu no Centro de Formação Odilon Nunes e foi organizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O encontro procurou apresentar os aspectos gerais dos atendimentos por tentativa de suicídio notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), bem como expor o perfil da mortalidade por esta causa em Teresina nos últimos cinco anos. O objetivo era traçar estratégias de ações para fortalecimento da rede de atenção à saúde nestes casos.

A questão do suicídio no Brasil ainda é vista como um tabu, pois geralmente é associado à fraqueza de caráter ou questões de fé. “Este é um dos problemas que prejudicam o registro e notificação dos casos, uma vez que grande parte das famílias tem vergonha de assumir que seus entes queridos cometeram suicídio”, relata Samuel Rego, gerente de atenção psicossocial da FMS. “Ainda assim, registros apontam que Teresina é a segunda capital brasileira em números. Por isso a importância de que seja discutida a prevenção ao problema”, justifica.

Estudos apontam que mais de 90% das pessoas que cometeram suicídio apresentavam algum tipo de transtorno mental, o que leva à associação entre esta questão e a saúde pública. “O suicídio deve ser visto como um problema de saúde que pode ser tratado. Trata-se de desafio que precisa ser vencido e tratado de forma mais clara, transparente e científica”, alerta o presidente da FMS, Luiz Lobão. Pensando nisso, a FMS estuda implementar na atenção básica municipal ações de prevenção ao suicídio, que consistem basicamente em identificar os grupos mais vulneráveis e buscar o tratamento aos seus possíveis transtornos mentais, bem como conscientizar suas famílias e a população em geral sobre a questão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/768/profissionais-de-saude-se-reunem-para-discutir-a-prevencao-ao-suicidio