Prefeitura capacita profissionais que trabalharão nos NASF

Curso acontece no Centro de Formação Odilon Nunes até sexta-feira (13).

Prefeitura capacita profissionais que trabalharão nos NASF
O fortalecimento da atenção básica municipal, por meio do investimento na Estratégia Saúde da Família (ESF), é prioridade na gestão do prefeito Firmino Filho. Esta declaração foi dada pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, durante a abertura da capacitação de profissionais para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), que ocorre até sexta-feira no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes.
O curso visa treinar os servidores que trabalharão nos NASF, assim como as equipes ESF que receberão o seu apoio para o atendimento à população. “Inicialmente, Teresina receberá três núcleos (um para cada Diretoria Regional de Saúde), que apoiarão nove equipes ESF cada. Mas em breve este número será ampliado” assegura Luiz Lobão.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma estratégia que visa ampliar a abrangência e a diversidade das ações da atenção básica, bem como ampliar sua resolutividade. Cada núcleo é composto por nutricionista, educador físico, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta, que desenvolverão atividades complementares às realizadas pelas equipes ESF nas unidades de saúde, de acordo com suas necessidades.
Das 27 equipes atendidas pelo NASF, 15 aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica – PMAQ. Ambas as estratégias deverão atuar em uma gestão compartilhada. “Este avanço em infraestrutura deve ser um estímulo à adesão voluntária de mais profissionais, incentivando assim a melhoria dos indicadores em nossa cidade e o bom atendimento à população”, completa.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/766/prefeitura-capacita-profissionais-que-trabalharao-nos-nasf