Atenção básica promove testes de HIV e sífilis para gestantes

O serviço faz parte do programa Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde

Um novo serviço em fase de implantação nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina vem para melhorar o atendimento às futuras mães. Trata-se dos testes rápidos de HIV e sífilis, que estão disponíveis às gestantes atendidas pela atenção básica do município.
O serviço faz parte do programa Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que prioriza o atendimento à mulher em fase pré-natal, no parto e puerpério (40 dias após o parto). Logo em sua primeira consulta, a gestante terá direito a realizar os testes rápido de HIV e Sífilis, podendo receber o acompanhamento adequado de acordo com seu estado de saúde.
As equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) das unidades Vila da Paz, Carolina Silva (manhã) e Porto Alegre foram as primeiras a realizar a adoção. “Elas passaram por um treinamento na Fundação Municipal de Saúde e já estão atendendo as gestantes de sua área de cobertura”, conta Mariana Santos, gerente executiva de Saúde da Diretoria Regional Sul.
Nesta segunda-feira, será a vez das equipes das UBS Km 07, Carolina Silva (tarde) e a equipe da nova unidade Dr. Fernando Gomes Correia Lima, no Portal da Alegria, inaugurada na última quarta-feira e já em plena atividade. Seus profissionais passarão por um treinamento referente ao manejo e procedimento para atender corretamente suas usuárias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/762/atencao-basica-promove-testes-de-hiv-e-sifilis-para-gestantes