Portal da Alegria ganha nova Unidade de Saúde

Essa é a sexta unidade de saúde entregue pelo prefeito Firmino Filho, dentro da programação do anive

Os moradores do Portal da Alegria já contam com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A unidade de saúde foi entregue na manhã desta quarta-feira pelo prefeito Firmino Filho e pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão. Ao todo, 5500 pessoas deverão ser beneficiadas na região.

Na UBS atuarão duas equipes do Estratégia Saúde da Família, contando com médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e auxiliares de saúde bucal. Contará também com mais salas de vacina, de coleta, de procedimentos e mais auxiliares administrativos na farmácia e no SAME para marcação de consultas.

Lá também haverá o apoio do NASF, com educador físico, nutricionista e outros profissionais. A UBS Fernando Gomes Correia Lima é ainda uma das que foram inseridas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

O prefeito Firmino Filho lembrou que esta era a sexta UBS entregue aos teresinenses nessa comemoração de aniversário de 161 anos. “Temos que fortalecer a saúde pública e isso passa pela revitalização do Saúde da Família baseado na prevenção e preservação da vida. O PSF teve avanços importantes como a queda da mortalidade materno-infantil e melhoria na cobertura vacinal, mas agora precisamos entrar em uma nova fase e é isso que estamos iniciando, para que o PSF seja a verdadeira porta de entrada para a saúde pública”, comentou o prefeito, destacando que será importante agora a participação da população exercendo a fiscalização e o controle social.

A importância das UBS também foi ressaltada pelo presidente da FMS, Luiz Lobão. Segundo ele, até dezembro, Teresina passará a contar com outras seis UBS, além das oito que estão sendo reformadas. Ele lembrou também que a capital será contemplada com 37 novas UBS no próximo ano. “A UBS é a porta de entrada da atenção básica para dar um salto de qualidade no atendimento. Em Teresina temos 15 equipes habilitadas para trabalhar no PMAQ, que atuarão 8 horas diariamente para atender à população, além das 252 equipes do PSF. A população teresinense, com certeza ganha com esse reforço no sistema de saúde”, reforçou.

A presidente do Conselho Comunitário do Portal da Alegria, Joana DArc, que aquela era uma obra bastante esperada pela comunidade. “Antes tínhamos que nos deslocar para outras unidades de saúde. O mais perto era no Promorar ou Parque Piauí e isso dificultava o acesso. Agora teremos essa estrutura mais próxima e, com certeza, o atendimento será melhorado”, comemorou.

A UBS recebeu o nome de Fernando Gomes Correia Lima, em homenagem ao médico e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina, falecido recentemente. Famíliares do homenageados estiveram presentes na solenidade e agradeceram à homenagem. “A nossa família agradece à Prefeitura por esse homenagem ao meu pai, que passou a vida desempenhando sua missão em defesa dos mais humildes. Essa homenagem fará com que sua lembrança seja eternizada em uma obra importante no qual ele sempre prezou: a saúde”, pontuou o filho do homenageado, Fernando Filho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/758/portal-da-alegria-ganha-nova-unidade-de-saude