Participantes do Projeto Vida no Trânsito passam por treinamento

O curso treina servidores da FMS e instituições parceiras no projeto

Ganho de qualidade de informação para a formulação de políticas públicas é um dos benefícios do uso de bancos de dados na saúde. Com este intuito, a Prefeitura de Teresina está organizando um treinamento em Microsoft Access, uma das principais ferramentas para sua utilização, entre os dias 19 a 23 de agosto, no laboratório de informática da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O curso é parte das atividades do Projeto Vida no Trânsito, e tem como objetivo treinar servidores da FMS e instituições parceiras no projeto: Polícia Rodoviária Federal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) e Comando do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual. “Os participantes aprenderão a usar o Microsoft Access para recolher, processar e analisar dados sobre acidentes de trânsito, e utilizá-los para a elaboração de políticas públicas específicas”, conta a Gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da FMS, Ana Amélia Galas.
Para ministrar as aulas, foi chamado o professor Lizandro Abulatif, consultor da Global Road Safety Partnership, organização não governamental parceira do Projeto Vida no Trânsito. Ele acredita que uma melhor gestão de bancos de dados integrados é um importante subsídio para as ações de segurança no trânsito. “O objetivo é suprir as necessidades do município sobre informações relacionadas aos problemas do trânsito, para que possam ser melhor utilizadas pelo poder público e população”, diz.
Vida no trânsito
O Projeto Vida no trânsito foi lançado em 2010 pelo Ministério da Saúde, em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social. Ele prevê o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e cultura de paz no trânsito, assim como de prevenção das lesões e mortes causadas por acidentes, gerando oportunidades de colaboração e coordenação conjuntas da saúde com outros setores, governamentais e não-governamentais, buscando ações intersetoriais.
Teresina foi uma das cidades escolhidas no Brasil para participar do Projeto Vida no Trânsito, que conta ainda com Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/751/participantes-do-projeto-vida-no-transito-passam-por-treinamento