UBS do Poty Velho abrirá campanha de multivacinação em Teresina

O dia D da campanha será no próximo sábado(24) e a vacinação segue até o dia 30 de agosto.

UBS do Poty Velho abrirá campanha de multivacinação em Teresina
A Prefeitura de Teresina já está com tudo pronto para receber, nas Unidades Básicas de Saúde da capital, as crianças maiores de dois meses e menores de cinco anos durante a campanha de multivacinação e, assim, terem suas cadernetas de vacina atualizadas. Em Teresina, a abertura oficial da campanha será no sábado (24) na Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Benício Freire e Silva, no Poty Velho, zona Norte da capital.

A Prefeitura de Teresina disponibilizará 86 salas de vacinas nas unidades de saúde em todas as regiões da capital. De hoje (20) até a próxima sexta-feira (23) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está treinando 170 profissionais de saúde que estarão envolvidos na aplicação das doses das vacinas disponíveis na campanha.

A multivacinação permite aos pais ou responsáveis atualizarem as cadernetas das crianças que por algum motivo deixaram de tomar uma ou mais doses previstas no calendário nacional de imunização, entre elas: hepatite B, penta, poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde – FMS, Luiz Lobão, o momento é oportuno e de suma importância, já que o desejo é manter a caderneta de vacina da criança atualizada e assim deixá-las livres de doenças severas. “Os pais precisam acompanhar a saúde dos seus filhos desde o nascimento. Mais do que importante, é necessário ficar atentos ao calendário anual de vacinação e manter em dia a caderneta de vacina da criança”, alertou.

Para que a dose da vacina atrasada seja aplicada é preciso que os pais compareçam com a criança aos postos de vacina da cidade portando o cartão de vacina da criança. A vacinação na rede pública é gratuita.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/750/ubs-do-poty-velho-abrira-campanha-de-multivacinacao-em-teresina