Prefeito anuncia que Teresina ganhará 10 Unidades Básicas de Saúde ainda esse ano

Firmino inaugurou hoje a Unidade Básica de Saúde do Residencial Mário Covas.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, entregou para a comunidade na manhã de hoje (14), no Residencial Mário Covas, zona Sul da cidade, a Unidade Básica de Saúde Deputado Xavier Neto. Segundo o chefe do executivo municipal, essa é a segunda de um total de 10 Unidades Básicas de Saúde que deverão ser inauguradas ainda este ano na capital.
Firmino Filho afirmou na solenidade que enfrentar o desafio da saúde pública é a prioridade da sua gestão. “Sabemos que temos que trabalhar pelo fortalecimento da atenção básica, tendo em vista que ela é porta de entrada do sistema público de saúde. Essa Unidade de Saúde que está sendo entregue hoje está dentro da Estratégia da Família e a nossa intenção é expandir a rede. Já temos financiado a construção de 37 Unidades de Saúde e a reforma e ampliação de 24 para os próximos anos”, destacou.
O prefeito enfatizou também que é necessário garantir nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município a boa política dos insumos, a presença efetiva dos profissionais, o bom atendimento, a limpeza e, o principal, uma boa gestão. “Precisamos fortalecer os conselhos de saúde para que a comunidade possa avaliar o funcionamento das UBS, de forma que seja prestado um serviço de qualidade para a população”, ressaltou.
Para Sônia dos Santos, moradora do Residencial Mário Covas, a entrega da Unidade de Saúde representa um cumprimento de promessa feita pelo prefeito Firmino Filho quando inaugurou as casas do Residencial. “O prefeito mostrou ter palavra. Ele firmou compromisso em aparelhar a nossa comunidade com um posto de saúde e hoje temos o serviço próximo de casa. Estamos muito felizes”, comemora.
De acordo com Fátima Sousa, diretora da Regional de Saúde Centro-Sul, o posto já está habilitado e aparelhado para servir, de fato, a comunidade. “Essa UBS é uma reivindicação antiga da comunidade. Aqui serão prestados serviços médicos, odontológicos, dispensação de medicamentos básicos, exames preventivos, terá grupo de educação em saúde, imunização, ou seja, tudo relacionado à atenção básica”, elencou.
Cerca de 872 famílias, que constituem aproximadamente 4.000 pessoas, serão beneficiadas com a abertura da Unidade Básica de Saúde Deputado Xavier Neto. As populações dos Residenciais Mário Covas e João Paulo II, com futura expansão para a Vila Vitória, poderão usufruir dos serviços da nova unidade, que conta com consultórios médico, odontológico e de enfermagem, salas de coleta, de vacina, de reunião e de procedimento, farmácia, esterilização e copa.
A estrutura do local é voltada para o atendimento de atenção básica e será base da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) que cobre a região. Ela é formada pelos seguintes profissionais: médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
Homenageado
Guilherme Xavier Oliveira Neto tem uma história de atuação profissional na área da saúde como farmacêutico e também como político. Com base na cidade de Regeneração, foi deputado estadual pelo Piauí por sete vezes e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, cargo que ocupou até o seu falecimento, em março de 2012.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifPara a esposa do homenageado, Concita Xavier, a família fica honrada por ter o nome de Xavier Neto em um local que é voltado para a prevenção e promoção de saúde. “Agradecemos a Prefeitura de Teresina por homenagear o meu esposo, que atuou na área de saúde. É muito gratificante para a família saber que o nome do Xavier estará imortalizado em um espaço que é voltado para promoção da saúde e para a melhoria de vida da população”, agradeceu.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/745/prefeito-anuncia-que-teresina-ganhara-10-unidades-basicas-de-saude-ainda-esse-ano