Prefeito entrega Unidade de Saúde do Poty Velho

A nova UBS tem capacidade para atender aproximadamente 9 mil pessoas

Prefeito entrega Unidade de Saúde do Poty Velho
Teresina passa a contar com uma nova estrutura de saúde. O prefeito Firmino Filho e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, inauguraram na manhã desta quarta-feira a Unidade Básica de Saúde Doutor Antônio Benício Freire e Silva, no Poty Velho. A entrega da obra faz parte da programação do aniversário de 161 anos de Teresina.

A nova UBS tem capacidade para atender 2.191 famílias, aproximadamente 9.040 pessoas, nas comunidades dos bairros Poty Velho, Mafrense e Alto Alegre. No local atuarão três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médicos, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde. Para as obras foram investidos R$666.666,27 em uma área de 524.05 m².

O prefeito Firmino Filho ressaltou que era uma alegria muito grande poder entregar a primeira obra dessa sua nova gestão na região do Poty Velho, onde “nasceu” Teresina. O chefe do executivo estadual ressaltou que ao assumir o comando da Prefeitura, dividiu a saúde em três estruturas administrativas, deixando a FMS para atender a atenção básica. “A nossa determinação é em fortalecer a educação básica, não apenas no que diz respeito as questões físicas, mas também estimulando nossos profissionais”, ressaltou, pedindo ainda que a comunidade cuide da UBS “como se fosse sua casa”.

A nova UBS foi uma das escolhidas para receber o selo PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica, que tem o objetivo de promover melhorias na atenção básica por meio de uma avaliação constante de seus profissionais. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também estará presente na UBS, contando com a presença de um psicólogo, um nutricionista, um fisioterapeuta, um educador físico e um assistente social atendendo o Programa Academia da Saúde.

O presidente da FMS, Luiz Lobão, lembrou que, por determinação do prefeito, está havendo uma ampliação das unidades de atenção básica em toda Teresina. Somente no mês de agosto, durante a programação de aniversário da capital, outras seis UBS serão entregues nas comunidades Boa Hora, Taboca do pau Ferrado, Residencial Jacinta Andrade, Residencial Parque Sul, Portal da Alegria e Mário Covas. “O que queremos é atender melhor a população. Conseguimos a liberação de recursos para a construção de outras 37 novas UBS, além da reforma de outras 17 e seis ampliações das estruturas existentes. Isso vai proporcionar um atendimento melhor, mais digno e mais humanizado”, apontou.

A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários, populares, além de familiares do homenageado com o nome da Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. Antônio Benício. “Agradecemos essa homenagem ao meu pai, que dedicou 40 anos de sua vida para cuidar da saúde dos teresinenses, com muito amor, carinho e dedicação, sobretudo à população mais humilde e carente”, pontuou Domingos Mourão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/742/prefeito-entrega-unidade-de-saude-do-poty-velho