Atenção Básica adere à estratégia de orientação sobre aleitamento materno

O objetivo é promover a alimentação saudável, com ênfase no aleitamento materno.

Atenção Básica adere à estratégia de orientação sobre aleitamento materno

Pais e familiares de crianças entre zero e dois anos que desejam orientações sobre a alimentação de suas crianças poderão agora se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Isso porque Teresina aderiu à Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que tem como objetivo promover a alimentação saudável, com ênfase no aleitamento materno.

Inicialmente, nove unidades de saúde participam do programa: Planalto Uruguai, Memorare, Quilômetro 07, Lourival Parente, Poty Velho, Félix Francisco, Alto da Ressurreição, Betinho e Vila Irmã Dulce. “Todos os servidores da unidade, inclusive os da área administrativa, passaram por uma oficina de 30 horas, onde foram treinados para melhor orientar a população quanto à alimentação das crianças até dois anos de idade”, explica Maria Veloso, coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Esta oficina é ministrada pelos tutores, profissionais treinados pelo Ministério da Saúde, responsáveis por apoiar o planejamento das ações futuras - que deverão ser disponibilizadas constantemente para a comunidade - e de repassar seu conhecimento para novos tutores, por meio de oficinas de formação. Teresina conta atualmente com 29 pessoas capacitadas para este tipo de trabalho.

Como primeira atividade da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, as unidades estão participando da Semana de Aleitamento Materno em Teresina, que ocorre até o dia 6. As equipes Estratégia Saúde da Família de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) estão promovendo exposições, palestras e rodas de conversa com as mães sobre a importância da amamentação nos primeiros anos de vida, além de atividades de atualização com seus profissionais.

O presidente da FMS, Luiz Lobão, explica que este trabalho mobilizará toda a rede de saúde municipal. “Caso seja necessário, contamos com os consultórios de aleitamento das maternidades municipais, que terão nutricionistas para fazer orientações ainda mais específicas”, afirma. “Nosso objetivo é levar informação para mães e familiares das crianças de até dois anos sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável”, completa Luiz Lobão.

Seminário

Amanhã (06), como parte da programação da Semana de Aleitamento Materno, organizado pelo Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno, do qual faz parte a FMS, será realizado um evento científico no auditório da Maternidade Evangelina Rosa. Painéis, conferências e rodas de conversas sobre as estratégias de estímulo ao ato compõem a programação, voltada para profissionais de saúde da atenção básica que trabalham com mulheres nutrizes – aquelas que ainda estão amamentando.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/741/atencao-basica-adere-a-estrategia-de-orientacao-sobre-aleitamento-materno