Teresina promove semana de conscientização do aleitamento materno

Teresina promove semana de conscientização do aleitamento materno
Palestras, exposições de vídeo, apresentações culturais e um grande mamaço são algumas das atividades que marcarão a Semana Mundial da Amamentação em Teresina. A ação é realizada pelo Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno, do qual faz parte a Fundação Municipal de Saúde (FMS), e ocorrerá entre os dias 1º e 6 de agosto nas unidades básicas de saúde e hospitais do município.

O Parque Potycabana será palco da abertura do evento, com a segunda edição do Encontro de Mães Amamentando. Das 16h às 18h, um grupo de mães atendidas pelas maternidades do município se reunirá para alimentar seus filhos no local. “Queremos com isso estimular o aleitamento materno, fortalecer os vínculos entre mãe e filho e promover a saúde infantil”, afirma a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Fundação Municipal de Saúde (FMS), nutricionista Maria Veloso.

No dia 05, segunda-feira, será a vez dos servidores da saúde serem conscientizados da importância do leite materno. Durante a manhã, serão exibidos no laboratório de informática da FMS vídeos educativos sobre alimentação apropriada para todas as idades. Simultaneamente, as unidades de saúde e maternidades municipais realizarão atividades alusivas à semana.

No dia 06, a Maternidade Evangelina Rosa sediará o evento científico para profissionais de saúde que trabalham nos programas de atenção básica voltados ao acompanhamento de mulheres nutrizes – aquelas que estão amamentando seus filhos. Painéis, conferências e rodas de conversas sobre as estratégias de estímulo ao ato compõem a programação.

Leite materno

O leite materno deve ser o principal alimento para crianças desde o nascimento até os dois anos de idade. Até os seis meses, os bebês não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que a administração exclusiva de leite materno até seis meses de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de cinco anos nos países em desenvolvimento.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/740/teresina-promove-semana-de-conscientizacao-do-aleitamento-materno