COPISP

Gestores da FMS apresentam experiências exitosas da saúde de Teresina em Congresso em Parnaíba

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, através da Gerência de Vigilância de Agravos Não Transmissíveis (GEVIDANT), participará do I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba (COPISP) no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2015. O evento acontecerá no Campus Reis Veloso, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba.

A GEVIDANT fará uma apresentação oral do Perfil Epidemiológico dos Indivíduos Assistidos nos Grupos de Ginástica sob Gestão da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis em Teresina-PI, trabalho aprovado pela Comissão Científica do COPISP e inserido no Eixo “Aspectos biológicos nas intervenções para promoção de saúde e prevenção de doenças ou agravos".

“Nós também atendemos a um convite da Prefeitura de Parnaíba para participarmos da mesa redonda ‘Enfrentamento dos Acidentes de Trânsito em Parnaíba: construindo parcerias’. Vamos apresentar a experiência de Teresina junto ao Projeto Vida no Trânsito”, explica Ana Amélia Pedrosa, chefe da GEVIDANT/FMS. O Projeto Vida no Trânsito é coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) que trabalha em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), órgão responsável pelos dados do projeto.

Outros dois trabalhos serão apresentados pela FMS, durante o I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. No dia 2 de novembro será apresentado o trabalho “Monitoramento da Informação como Ferramenta de Avaliação e Desempenho do Processo de Linkage de Banco de Dados”.

“A importância da ferramenta está em avaliar a consistência e completitude do pareamento de banco de dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), para vítimas fatais, e Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), vítimas graves, com lista única formada pelas fontes das policias e SAMU”, diz Ana Amélia Pedrosa, falando ainda que com a aplicação da ferramenta é possível dimensionar com maior precisão as lesões e óbitos decorridos de acidentes de trânsito.

O trabalho “Vigilância de Violências e Acidentes em Idosos através dos Sistemas de Informação em Saúde: Integração de Informações Processadas” também será apresentado durante do congresso internacional em Parnaíba. “Esse trabalho tem como objetivo descrever os indicadores de acidentes e violência relativos aos idosos, a partir dos sistemas de vigilância do Ministério da Saúde, SIM, SINAN, VIVA Inquérito e VIGITEL, e avaliar a existência de fatores associados”, fala Ana Amélia Pedrosa.

fms COPISP GEVIDANT

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/74/gestores-da-fms-apresentam-experiencias-exitosas-da-saude-de-teresina-em-congresso-em-parnaiba