Prefeitura dá início à semana de testagens para detecção de hepatites virais

Estão sendo realizados testes para a detecção dos vírus das Hepatites B e C, Sífilis e HIV

Prefeitura dá início à semana de testagens para detecção de hepatites virais
A Fundação Municipal de Saúde – FMS, da Prefeitura de Teresina, iniciou na manhã desta segunda-feira (29) uma ação em alusão ao dia de combate às hepatites virais. A ação é uma iniciativa da FMS em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí (SESCOOP-PI) e tem por objetivo conscientizar as pessoas na prevenção das doenças, detectar possíveis casos que vierem a se manifestar de Hepatites B e C, Sífilis e HIV.

Na ocasião, para a abertura da semana de testagens, estiveram presentes o presidente da FMS, Luiz Lobão; a diretora de Vigilância e Saúde do mesmo órgão, Amariles Borba e o assessor especial da SESCOOP-PI em nível nacional, Roberto Guerreiro, que realizaram um bate-papo informal com os cooperados presentes para dar início às atividades do dia e da semana.

O senhor Deusdeth Dantas, cooperado e colaborador de uma cooperativa de taxistas de Teresina, sentiu-se motivado a realizar o teste e não mediu esforços. “Não pensei duas vezes e vim participar da ação. Nós precisamos ficar atentos e nos prevenir cada vez mais dessas doenças”, comentou.

A ação conta com profissionais especializados com o conhecimento adequado para a realização das atividades. A equipe envolvida na ação é composta por dois aconselhadores, duas pessoas para a realização dos testes e pessoal de apoio.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, a ação é uma iniciativa de extrema importância e alerta que as hepatites virais são doenças silenciosas e quando se manifestam o caso já se torna grave. “Por isso, queremos detectar essas doenças através dos testes rápidos e tão logo iniciar um processo de acompanhamento, junto ao paciente, na realização do tratamento que a patologia exige, caso o resultado se apresente como positivo”, explicou.

A FMS ainda disponibilizou um posto de vacinação em que estão sendo aplicadas doses das vacinas contra a gripe, hepatite B e tétano (DT). Além disso, estão sendo distribuídos preservativos no local. A ação segue até sexta-feira (02) e acontece durante todo o turno da manhã.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/739/prefeitura-da-inicio-a-semana-de-testagens-para-deteccao-de-hepatites-virais