Teresina tem a melhor cobertura da Estratégia de Saúde da Família entre as capitais brasileiras

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que a cobertura da Estratégia Saúde da Família em Teresina é atualmente a melhor do país entre as capitais. 95,23% da população de nosso município usufruem do atendimento em atenção básica, número superior ao de grandes cidades como Salvador e Belo Horizonte.
Os números são do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB) que atualiza mensalmente as informações das capitais em um sistema operacional, que verifica as equipes credenciadas no MS, as cadastradas no sistema e aquelas implantadas pelas cidades. Nos primeiros cinco meses de 2013, Teresina manteve cobertura superior a 90% da população estimada chegando a 95,23% em maio, este percentual corresponde 783.150 pessoas com atendimento de ESF na atenção básica do município.
A capital piauiense mantém um índice bem superior ao restante das outras capitais do país. Salvador, por exemplo, no mês de maio atingiu 19,21% de cobertura populacional com a ESF. No mesmo período a capital federal e Goiânia, ambas da região centro-oeste atingiram respectivamente, 26,30% e 47,63% de cobertura, o que reforça mais ainda o bom desempenho de Teresina com o ESF.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, justifica a porcentagem. “A Estratégia Saúde da Família, como modelo escolhido por Teresina como porta de entrada do atendimento em saúde, deve estar presente em todos os pontos da cidade”, afirma. Segundo ele, objetivo da gestão do prefeito Firmino Filho é a universalização do serviço, com a ampliação para 100% de cobertura.

Para atingir esta meta, equipes da FMS, com ajuda das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), estão mapeando as áreas novas que surgiram devido à expansão imobiliária da capital para levar a elas os serviços essenciais em saúde. “No próximo mês, localidades como o Vale do Gavião e Taboca do Pau Ferrado receberão suas Unidades Básicas de Saúde, além de outras que serão inauguradas para substituir imóveis alugados que não atendiam plenamente os padrões do Ministério da Saúde”, conta Luiz Lobão. Este número tende a crescer, com o anúncio da destinação de 24 milhões de reais em recursos para que sejam construídas 37 novas UBS em Teresina.

O levantamento realizado pela FMS também servirá para que seja estudada a possibilidade de levar mais equipes ESF a determinadas regiões já cobertas pelo programa. A Prefeitura de Teresina tem realizado constantemente convocações de servidores concursados, tanto para integrar estas novas equipes como para trabalhar nas novas unidades.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/736/teresina-tem-a-melhor-cobertura-da-estrategia-de-saude-da-familia-entre-as-capitais-brasileiras