FMS ressalta importância da atualização da caderneta de vacinação

Crianças menores de 5 anos precisam estar com a caderneta de vacina em dia

FMS ressalta importância da atualização da caderneta de vacinação
Vacinar é uma das maneiras mais eficazes para manter a saúde da criança. Do nascimento aos 3 anos de idade as crianças devem receber doses de vacinas para prevenir doenças como a varíola (que já foi erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela e outras que podem deixar sequelas graves e até causar a morte.

Em Teresina, os pais ou responsáveis podem buscar as unidades básicas de saúde do município, ou salas de vacina dos hospitais públicos municipais para cumprir o calendário de vacinação previsto pelo Ministério da Saúde para crianças de 0 a 5 anos. Coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), as ações de vacinação têm como principal objetivo erradicar, eliminar e controlar doenças.

O esquema de vacinação para o primeiro ano de vida continua com 1 dose nos 2, 4 e 6 meses de idade para prevenir doenças como sarampo, rubéola, difteria, coqueluche, hepatite B, poliomielite, rotavírus e outros tipos de meningite. Já entre os 12 meses, 4 e 6 anos de idade, as crianças recebem o segundo reforço com a vacina DTP. Mesmo que a criança esteja gripada, febre ou outros sintomas, as doses podem ser aplicadas depois de uma rigorosa avaliação realizada por uma equipe médica.

As equipes de saúde da família, em suas visitas freqüentes, observam a atualização de datas de vacinação previstas para as crianças. Mas a FMS alerta que essa obrigação está nas mãos dos adultos, que devem priorizar a imunização das crianças mesmo que ela esteja gripada, com febre ou outros sintomas, sendo que nas excepcionalidades as doses podem ser aplicadas depois de uma rigorosa avaliação realizada por uma equipe médica.

A funcionária pública Ana Eugênia de Araújo, mãe da pequena Ana Clara diz estar atenta a essa obrigação. “Hoje (10) é dia de ir ao posto e levar minha filha para tomar o reforço da vacina da gripe. Estar em dia com o esquema de vacinação garante que ela está imunizada para as doenças transmissíveis comuns da infância", conta a mãe. Ana Clara está com sete meses e desde que nasceu tomou todas as doses programadas na carteirinha de vacina.

Os pais precisam se preocupar com a rotina de vacinação de seus filhos. “Acompanhar a saúde da criança seguindo a risca o calendário de vacinação infantil é um dever dos pais. Dessa forma nossas crianças estarão livres de severas doenças”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

A vacinação na rede pública é gratuita e depende do rigoroso acompanhamento que os pais devem ter para manter atualizada a caderneta de vacinação da criança.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/732/fms-ressalta-importancia-da-atualizacao-da-caderneta-de-vacinacao