Gestantes e recém nascidos terão novo tipo de atendimento

As gestantes que procurarem as quatro maternidades da Prefeitura de Teresina terão melhor atendiment

A estratégia faz parte dos serviços do SUS com o programa Rede Cegonha que será desenvolvido para as gestante e recém nascidos.

Com o novo programa quatro fichas de acolhimento com classificação de risco e avaliação da gestante e do recém nascido serão disponibilizadas para preenchimento durante o atendimento por enfermeiros e médicos. Outras ações são o aumento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e de Unidade de Cuidado Intensivos Neonatal (UCIN) nas maternidades e aumento para mais de 10 partos normais por dia nas quatro maternidades do município.

Com o programa Rede Cegonha é o início de uma série de procedimentos para identificar o histórico da paciente, facilitar à mulher a escolha em qual maternidade será realizado o parto e assegurar a vaga, o direito à acompanhante e todo o sistema de monitoramento e avaliação do pré-natal, puerpério (40 dias após o parto) e para a criança.

Para a implantação do programa nas maternidades está sendo realizado hoje, 8, treinamento no Centro de Formação Odilon Nunes, com a participação de diretores gerais das maternidades, administradores hospitalares, diretores clínicos, médicos obstetras e neonatologistas, gerentes de enfermagem e técnicos de enfermagem.

Iris Amaral, assistente social e integrante do programa Rede Cegonha na Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), esse programa significa a sistematização do atendimento. “É um novo modelo de atenção que inicia com o acesso para a mulher a todo atendimento, atenção ao parto, nascimento e desenvolvimento da criança”, cita.

Programa Rede Cegonha

Foi criado em junho de 2011 pelo Ministério da Saúde como política de atendimento do SUS. Visa reduzir a mortalidade materna e infantil.

Trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza.

Garantir o tratamento clínico ambulatorial para gestantes de forma a aumentar a oferta de leitos obstétricos para o atendimento ao parto normal e cirúrgico.

As fichas de acolhimento e avaliação foram elaboradas pelos membros do Fórum Estadual da Rede Cegonha, composto por gestores municipais, estaduais, por profissionais obstetras e neonatologistas das maternidades municipais e estaduais, conselhos da mulher , da criança, da saúde dentre outras representações.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/730/gestantes-e-recem-nascidos-terao-novo-tipo-de-atendimento