EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Mais de sete mil locais foram visitados pelos técnicos de educação em saúde da Fundação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem desenvolvido ações educativas em caráter permanente junto aos vários setores sociais, através do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC). Até o momento, 7.389 escolas e outros órgãos foram visitados pelas equipes do NESC com o intuito de despertar em toda a sociedade o espírito de contribuição coletiva para a minimização dos índices vetoriais de doenças consideradas graves problemas de saúde pública.

Teresina, até o dia 15 de outubro deste ano, registrou 4.372 casos confirmados de dengue. Os gestores em saúde continuam alertando a todos aos cuidados referentes ao combate ao mosquito causador da doença, o Aedes aegypti.

A FMS realizou este ano 13 mutirões de limpeza em todas as zonas de Teresina. Ao todo, 597.137 toneladas de lixo foram retiradas da cidade. “Nossas ações educativas seguem uma programação anual e são permanentes. Mas não conseguiremos otimizar os dados sobre dengue sem o apoio e contribuição de toda a sociedade. Precisamos fazer nossa parte todos os dias verificando e esvaziando possíveis criadouros de mosquito. Sabemos que eles se reproduzem em água parada e limpa”, afirma Júlia Rocha Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação da FMS.

Ela fala ainda que o trabalho desenvolvido pelo NESC junto às comunidades desenvolve as temáticas referentes à dengue, raiva, calazar, diarreia, drogas, violência, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros assuntos. “Nossas atividades priorizam as relações dialógicas, contribuindo para a formação de consciência sanitária crítica, possibilitando o pleno exercício da cidadania”, explica.

No próximo dia 24, sábado, o NESC/FMS participará do evento de solidariedade e cidadania, no Parque Potycabana, zona Leste da capital, durante a 19ª Edição do Criança Feliz, que é um projeto social promovido pela TV Clube em parceira com instituições públicas e privadas.

“Montaremos estande com material informativo e distribuiremos camisas com a temática dengue e chikungunya. Para as crianças distribuiremos o jogo educativo ‘As crianças vencendo a dengue’. Também teremos a presença do personagem ‘Mosquito’ para alertar a criançada sobre e importância do combate ao causador de doenças”, diz Júlia Rocha Santos.

• FMS desenvolve ações que visam minimizar doenças consideradas graves problemas de saúde pública
Educação em Saúde fms dengue Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/73/fms-desenvolve-acoes-que-visam-minimizar-doencas-consideradas-graves-problemas-de-saude-publica