FMS promove treinamento para enfermeiros das maternidades municipais

FMS promove treinamento para enfermeiros das maternidades municipais
Os enfermeiros das maternidades públicas de Teresina que entraram nos quadros da Prefeitura este ano estão recebendo um treinamento especial para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.

Os novos enfermeiros plantonistas deverão estar aptos a realizar os testes rápidos em gestantes no último mês de gravidez, especialmente nos momentos que antecedem o parto. Faz parte do treinamento as noções para a conduta de aconselhamento para o pré-teste e pós -teste, este último para os casos em que os exames forem positivos. A medida visa reduzir a transmissão vertical de HIV aos bebês e outros prejuízos causados por DSTs a partir da mãe.

“O público que vai ser beneficiado pelos trabalhos dos enfermeiros são as gestantes que não fazem o pré-natal de forma regular e chegam ao último trimestre sem se submeter pelo menos a um dos testes para DSTs ou HIV”, reforça a coordenadora do treinamento, a enfermeira da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Alessandra Tabatinga.

O treinamento acontece de hoje (02) até sexta-feira (05), no auditório da Vigilância Sanitária do Piauí. Os enfermeiros estão divididos em duas turmas, uma no turno da manhã e outra à tarde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/724/fms-promove-treinamento-para-enfermeiros-das-maternidades-municipais