Projeto visa implantar técnica de Georreferenciamento na Saúde

Google Earth, Excel e outros programas de computador agora serão ferramentas fundamentais no planejamento da Estratégia Saúde da Família (ESF). Porto Alegre e Portal da Alegria serão os primeiros bairros a receber o projeto-piloto de georreferenciamento em saúde da Prefeitura de Teresina, elaborado pela Fundação Municipal de Saúde em parceria com a Prodater.

O georreferenciamento é um instrumento de visão espacial que usa o mapeamento para organizar e processar informações sobre os habitantes de uma determinada região. Inicialmente, será feito o levantamento e cadastro de todas as famílias atendidas pela ESF e então elas serão inseridas no mapa, que estará ligado a um banco de dados com todas suas informações. “Por meio deste acesso mais efetivo e rápido às informações, poderemos agilizar e melhorar o atendimento da atenção básica”, afirma a diretora da Regional de Saúde Sul, Fátima Sousa.

Os profissionais das equipes ESF serão capacitados em Excel para um desempenho aperfeiçoado do trabalho. A técnica, que já é adotada em grandes cidades como São Paulo e Rio de janeiro, foi adotada visando a necessidade de redistribuir as famílias de acordo com a expansão demográfica que tem sido observada na capital. “Por este motivo, selecionamos os bairro do Porto Alegre e Portal da Alegria, região que passará por um redimensionamento devido ao seu aumento populacional”, esclarece a enfermeira Ana Maria Chaves, gerente do projeto.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/723/projeto-visa-implantar-tecnica-de-georreferenciamento-na-saude