Fique Sabendo orienta e realiza testes rápidos nos Folguedos

As crianças também podem ser vacinadas contra a poliomielite no local

Festa, alegria e saúde podem andar lado a lado. O público que visitar Encontro Nacional de Folguedos tem a oportunidade de receber informações sobre DSTs e AIDS, além de realizar testes rápidos de diagnóstico, nos estandes da Prefeitura de Teresina que estão no local, todos os dias das seis da tarde até a meia noite.

A ação faz parte do projeto “Fique Sabendo”, realizado periodicamente pela Prefeitura. Um grupo de 18 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de apoio, está a postos nos dois estandes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) distribuindo material educativo e de prevenção, como camisinhas e lubrificantes. Lá, a comunidade pode receber orientações sobre cuidados para evitar AIDS e doenças sexualmente transmissíveis.

Esta equipe está também fazendo testes rápidos de HIV e sífilis no local. “A meta é realizar 100 testes por dia”, informa Andréa Lopes, coordenadora de DST e AIDS da FMS. Para preservar a intimidade dos interessados, os testes são realizados em sala reservada do Estádio Albertão, onde ocorre o evento.

Vacinação

Além das ações de prevenção às DSTs e AIDS, o estande da FMS nos Folguedos disponibiliza para crianças entre seis meses e cinco anos de idade a vacina contra a poliomielite. A campanha, que foi prorrogada até sexta-feira (28), ainda precisa vacinar 21% de um total de 57.140 crianças. “Vale ressaltar que, para receber a gotinha, os pais precisam levar o cartão de vacina”, alerta o presidente Luiz Lobão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/721/fique-sabendo-orienta-e-realiza-testes-rapidos-nos-folguedos