Farmácia

Relato da experiência de gestão em farmácia da FMS e FHT é apresentado amanhã (21)

O trabalho traça um panorama dos avanços e melhorias a partir da inserção do profissional de farmácia na gestão da gerência dos dois órgãos

As melhorias nas Gerências Farmacêuticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) no período 2013-2015 são tema do trabalho “O Impacto da Atuação de Farmacêuticos na Gestão da Assistência Farmacêutica em Teresina –PI”, que será apresentado amanhã (21), a partir das 9h, no auditório da FHT.

O trabalho é de autoria dos farmacêuticos Rafael Portela Fontenele, Juliana Lima Nascimento, Handerson Rodrigues Silva Lima, Tairo Janilson Cesar de Oliveira e Clarissa Castelo Branco Ribeiro, que atuam na FMS e FHT. Ele foi selecionado para publicação na última edição da revista "Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS", do Conselho Federal da categoria. “No texto é traçado um panorama dos avanços e melhorias nos dois órgãos a partir da inserção do profissional de farmácia na gestão de suas gerências”, conta Juliana Lima, gerente da Assistência Farmacêutica da FMS.

A gerente cita algumas das ações realizadas no período, como a publicação da portaria de Relação de Medicamentos Municipais Essenciais (Remume), a elaboração e distribuição o Guia de Boas Práticas em Farmácia para todos os estabelecimentos de saúde da Atenção Básica, além de um Guia Farmacoterapêutico para os hospitais de pequeno e médio porte da FHT. Houve também a regulamentação o atendimento aos pacientes diabéticos insulinodependentes quanto à distribuição dos insumos para diabetes.

O trabalho lista ainda a melhoria na estrutura com a aprovação da reforma das Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF) municipais com dotação orçamentária específica, com reforma da Central da FMS já iniciada. Também houve a aquisição de materiais, equipamentos, veículos e capacitação de pessoal, por meio de treinamento dos profissionais da atenção básica para um melhor atendimento da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Juliana Lima vê a publicação como uma forma de reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado durante os últimos anos pelos profissionais que compõe a Assistência Farmacêutica. “Para a Prefeitura de Teresina, é o reconhecimento de forma nacional, dos investimentos que vêm sendo realizados nesta área, demonstrando os resultados positivos obtidos, podendo servir de referência a outros municípios que vivem a mesma realidade”, diz a gerente.

A Central de Abastecimento Farmacêutico da FMS atende atualmente 90 UBS, seis Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), cinco instituições filantrópicas e 517 pacientes cadastrados nas UBS que necessitam de materiais e insumos especiais, como sondas, gases, luvas e outros.

farmácia

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/72/relato-da-experiencia-de-gestao-em-farmacia-da-fms-e-fht-e-apresentado-amanha-21