Usuários dos CAPS participam de arraial

Os usuários do CAPS são orientados para que possam viver junto à comunidade

Usuários dos CAPS participam de arraial
Forró, comidas típicas, quadrilhas e até um casamento caipira foram algumas das atrações do arraial dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), da Prefeitura de Teresina, que ocorreu na manhã de hoje no Clube Social dos Subtenentes e Sargentos, bairro Piçarra.

De chapéu caipira, Rubem Marques assiste à apresentação de outras quadrilhas enquanto aguarda seu momento de dançar. Sua parceira será a mãe, Dalvani Marques, que comemora a evolução do filho depois que passou a frequentar o CAPS há dois anos. “O Rubem, que é portador de síndrome de down, está muito mais independente. Ele aprendeu a se vestir, se calçar e até a pegar ônibus. Sem contar que ele está gostando de socializar bem mais que antes e até chama a gente para sair”, afirma.

Além do tratamento adequado, a reinserção social de seus usuários é um dos objetivos dos CAPS, e uma das estratégias é a organização de eventos culturais alusivos às nossas datas festivas tradicionais. “O trabalho dos CAPS devem ir além dos muros dos centros, e englobar usuários, família e comunidade”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão.

Os CAPS são centros voltados para pessoas que apresentam sofrimento psíquico. Atualmente, Teresina mantém seis CAPS, classificados em tipo II (com tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo), tipo III (para usuários que demandam atendimento contínuo) e tipo AD (para tratamento de pessoas com problemas relacionados a álcool e drogas). Nestes centros, a FMS disponibiliza equipes multidisciplinares formadas por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/717/usuarios-dos-caps-participam-de-arraial