Postos de saúde vacinarão contra a poliomielite no fim de semana

A campanha termina na próxima sexta-feira (21)

Postos de saúde vacinarão contra a poliomielite no fim de semana
A Prefeitura de Teresina intensifica o chamado aos pais e responsáveis por crianças maiores de 6 meses e menores de cinco anos para a vacinação contra a poliomielite. Durante o fim de semana, seis salas de vacina estarão abertas para atender à população. Faltando uma semana para o término da vacinação, 43% do público alvo compareceram aos postos para tomar a gotinha que protege contra a paralisia infantil. A meta é atingir 95% do total de 57.140 crianças em Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantêm 121 postos de vacinação na cidade. Além disso, as vacinas estarão disponíveis sábado e domingo nos hospitais do Satélite, Buenos Aires, Parque Piauí, Promorar, Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA) e na Unidade Básica de Saúde do Cristo Rei. A recomendação é que ao levar a criança ao local da vacina os pais não se esqueçam de levar também o cartão de vacina. Cerca de 30 mil crianças estão sendo esperadas nesta reta final da campanha.

Há mais de 24 anos o Brasil está livre da paralisia infantil, é importante que essa certificação seja mantida já que não existe tratamento contra poliomielite e somente prevenção através da vacina. “As crianças têm que tomar a vacina, não há contraindicações. Até mesmo as crianças com tosse, gripe, rinite e até diarreia podem tomar a gotinha sem nenhum problema”, reforça o Presidente da FMS, o médico Luiz Lobão.

Até hoje (14) o melhor desempenho por subgrupo em Teresina foi entre as crianças com dois anos, que teve 46% de crianças vacinadas. Já o de menor índice é o subgrupo de 1 ano de idade, com 38,5%. “Não custa nada levar a criança para tomar a dose da vacina da polio, é gratuita, segura e eficaz", reforça a Diretora em Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba que coordena as equipes de vacinação em toda capital.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/710/postos-de-saude-vacinarao-contra-a-poliomielite-no-fim-de-semana