Vigilância Sanitária inicia fiscalização de alimentos vendidos em eventos juninos

O objetivo é garantir a qualidade dos alimentos servidos nestas festividades.

Caminhada da Fraternidade, Salipi, Terejunina do Parque Piauí e os festejos do bairro Matinha foram alguns dos eventos já fiscalizados pela Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O objetivo da ação, que se estende por todo o mês, é garantir a qualidade dos alimentos servidos nestas festividades.

“A GEVISA já mantém em sua rotina a fiscalização de todos os grandes eventos ocorridos na cidade. Em junho, porém, o trabalho é intensificado, uma vez que este mês é marcado pelas comemorações alusivas aos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro”, esclarece Ludimar Soares, técnico da FMS. Nas blitzen, além da fiscalização, duas equipes formadas por médicos veterinários, nutricionistas e técnicos sanitários procuram orientar os vendedores sobre as formas adequadas de conservação de comidas e bebidas.

Durante as atividades da primeira semana de junho, foram apreendidos água de coco, catchup e maionese em bisnagas, além de creme de galinha estragado. Em relação a estes alimentos, Ludimar orienta: “A água de coco não pode circular sem o devido registro no Ministério da Agricultura. Já o catchup e a maionese só podem ser servidos em bisnagas quando devidamente refrigeradas. Caso não seja possível, o vendedor deve optar pela versão em sachê, que pode ser mantida em temperatura ambiente”. Ele acrescenta ainda que o creme de galinha só pode ser vendido se o estabelecimento o mantiver constantemente aquecido, em temperaturas acima de 65ºC. “Isso vale para outros alimentos como cachorros-quentes e carnes em geral”, completa.

Este fim-de-semana, a GEVISA dará continuidade às fiscalizações por toda a cidade. Já estão marcadas visitas à Terejunina do bairro Mocambinho, São João das Cidades e Cidade Junina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/709/vigilancia-sanitaria-inicia-fiscalizacao-de-alimentos-vendidos-em-eventos-juninos