Seminário capacita profissionais para projeto de Cuidados Continuados

Em Teresina,o modelo deve ser implantado no Hospital São Carlos Borromeo,no bairro Pedra Mole

Encerrou nesta quarta-feira,12, o primeiro Seminário para implantação do Projeto de Rede de Cuidados Continuados Integrados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS),promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O modelo, referência em países da Europa, visa dar respostas às necessidades de determinados grupos de pacientes.Com a rede constituída, pessoas que têm doenças crônicas, como diabetes e hipertensão ou que se recuperam de procedimentos cirúrgicos, poderiam receber atendimento nestas unidades, perto da família, sem precisar ser transferido para os grandes hospitais. Isto ampliaria o acesso e garantiria mais eficiência do sistema.

“O objetivo é trabalhar a autonomia funcional dos pacientes que passam pelos hospitais da rede pública, reabilitar esse paciente numa unidade que cuida especificamente dessa área e posteriormente, junto à família”, explicou Liliana Ramalho,especialista em políticas públicas e diretora de projetos da Gesaword do Brasil,empresa de consultoria na área da saúde.

Participaram do seminário médicos, enfermeiros e administradores da rede municipal de saúde que vão referenciar pacientes para a unidade de Cuidados Continuados. A proposta é desenvolver um projeto piloto no Estado readequando a equipe técnica e a estrutura de um hospital de pequeno porte para atender uma nova gama de serviços necessários aos cuidados da população.

Além do Piauí,a experiência também está sendo testada nos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em Teresina a expectativa é que a unidade de Cuidados Continuados seja implantada no Hospital São Carlos Borromeo,no bairro Pedra Mole.

“Estamos em fase de preparação das equipes e da unidade. A expectativa é que em pelo menos um ano o modelo seja implementado de fato em Teresina e como isso teremos muitos benefícios na área da saúde, principalmente no que se refere ao esvaziamento de hospitais como HUT, por exemplo”, comenta o Secretário Municipal de Saúde, Noé Fortes.

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/708/seminario-capacita-profissionais-para-projeto-de-cuidados-continuados