Zona Norte já vacinou 7.618 crianças contra a paralisia infantil

Até o dia 11, foram vacinadas 21.617 meninos e meninas em toda a cidade

Zona Norte já vacinou 7.618 crianças contra a paralisia infantil
Até o dia 11 de junho, a zona Norte foi a região que mais vacinou crianças contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, em Teresina. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde, foram 7.618 doses aplicadas nesta região, de um total de 21.617 em toda a cidade.

Segundo dados da Fundação Muncipal de Saúde (FMS), em três dias de campanha nossa cidade já alcançou 37,8% da meta. “O objetivo é atingir no mínimo 95% do total de 57.140 maiores de seis meses e menores de cinco anos”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. Para isso, até o encerramento da campanha em 21 de junho, 121 postos estarão disponíveis em todo o município.

A FMS ressalta a importância de que pais e responsáveis não se esqueçam de levar o cartão da criança no momento da imunização. Isso porque, caso estejam faltando as doses de vacina contra a poliomielite previstas no calendário dos pequenos, eles poderão se atualizar com a aplicação de vacina injetável, que também será fornecida pelos postos.

Mundo em alerta

A paralisia infantil é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus, que entra na corrente sanguínea e afeta o sistema nervoso central causando paralisia dos membros e meningite. Pode atingir pessoas de todas as idades, mas afeta principalmente as crianças pequenas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013 já foram registrados 45 casos de poliomielite no mundo. No Brasil, a doença está erradicada desde 1989, mas com a massiva chegada de estrangeiros para os eventos mundiais que ocorrerão aqui nos próximos anos, a atenção deve ser redobrada. “Precisamos fazer o possível para manter a poliomielite longe do nosso país”, alerta Luiz Lobão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/707/zona-norte-ja-vacinou-7-618-criancas-contra-a-paralisia-infantil