Teresina recebe projeto piloto para melhorar trabalho da Estratégia Saúde da Família

O trabalho utiliza como ferramentas os programas Google Earth e Excel.

Os bairros Portal da Alegria e Porto Alegre, na zona Sul, serão os primeiros a receber o projeto piloto de georrefenciamento na Estratégia Saúde da Família (ESF). Profissionais das equipes de ambas as regiões estiveram reunidos na manhã de hoje (10), no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), para receber as primeiras instruções sobre o procedimento.

O projeto piloto ESF-GEO tem como objetivo melhorar o planejamento e a tomada de decisões relacionadas ao atendimento a famílias assistidas e não-assistidas pela atenção básica. “Com a expansão demográfica percebemos a necessidade de reconfigurar a distribuição de famílias por cada equipe, para dar cobertura assistencial a toda aquela população, assim como estabelecer vínculo das famílias não assistidas pelas ESF ao agente de saúde”, explica a diretora da Regional de Saúde Sul, Fátima Sousa.

Para a execução do projeto foi feito levantamento de todas as famílias assistidas e não assistidas daquela região. O próximo passo é cadastrar e organizar a distribuição das famílias, reconhecendo as vulnerabilidades e, a partir daí, redistribuí-las de forma a melhorar a assistência.

O trabalho utiliza como ferramentas os programas Google Earth e Excel. Os profissionais das equipes ESF que atuam na área (cerca de 40 pessoas) passarão ainda por capacitação para um desempenho aperfeiçoado do trabalho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/705/teresina-recebe-projeto-piloto-para-melhorar-trabalho-da-estrategia-saude-da-familia