Dia D da vacinação contra paralisia infantil é neste sábado

A abertura será na Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA)

Dia D da vacinação contra paralisia infantil é neste sábado
A campanha de vacinação contra paralisia infantil, que este ano tem como meta imunizar 57.140 crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, terá o seu dia D no próximo sábado (08), data que também marca o início da mobilização. A abertura será na maternidade Wall Ferraz (CIAMCA), no Dirceu, a partir das nove da manhã.

A campanha seguirá até o dia 21 de junho. Pais ou responsáveis de crianças na faixa etária indicada devem levar seus filhos a qualquer um dos 121 postos disponibilizados pela Prefeitura de Teresina, sem esquecer o cartão de vacinação. “A apresentação do cartão é importante porque, caso a criança esteja na época de receber alguma dose do esquema previsto pelo calendário de vacinação infantil, os postos aplicarão a versão injetável da dose, com o vírus inativo”, esclarece o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1989. Entretanto, com a chegada de grandes eventos como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, nosso país receberá visitantes de todas as partes do mundo, inclusive aqueles que ainda apresentam casos da doença. “Devemos fazer o possível para manter a poliomielite longe do Brasil”, alerta Luiz Lobão.

A imunização das crianças, mais suscetíveis á doença, também se estende aos adultos por meio da imunização indireta, já que quem recebe o vírus atenuado o elimina pelas fezes fazendo com que ele circule e promova a produção de anticorpos nas outras pessoas. Desta forma, todos ficam livres do risco de contrair a doença.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/700/dia-d-da-vacinacao-contra-paralisia-infantil-e-neste-sabado