Teresina se prepara para vacinação contra a pólio

Os pais terão que levar os filhos com os cartões de vacina aos mais de 140 postos da cidade.

Teresina se prepara para vacinação contra a pólio
A Prefeitura de Teresina já está com o cronograma de ações preparado para garantir que crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos recebam a dose da vacina que garante cobertura contra a paralisia infantil. Para essa missão, a Prefeitura conta com a sensibilidade dos pais ou responsáveis, que terão que levar os filhos com os cartões de vacina aos mais de 140 postos que ficarão abertos em toda cidade a partir do dia D, dia de mobilização nacional de vacinação contra a poliomielite, e até o dia 21 de junho, quando a campanha será encerrada.

Na manhã desta quarta-feira (29) enfermeiros de unidades de saúde da Regional Centro/Norte da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participaram de um treinamento especial onde receberam instruções para chefiar as equipes que trabalharão durante a campanha da pólio neste ano.

Segundo a gerente executiva de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Centro/Norte, Ayla Calixto, a reunião foi realizada com o propósito de expor algumas mudanças técnicas exigidas pelo Ministério da Saúde e organizar os protocolos para atender o público alvo no Dia D, dia de Mobilização Nacional da Vacinação contra a Poliomielite. A mesma atividade está sendo realizada com os profissionais das outras duas regionais de saúde da FMS, que atuam nas áreas Sul e Leste/Sudeste.

A campanha está utilizando a dose oral da vacina, a gotinha, no entanto, as unidades de saúde estarão com estoques da vacina inativada da pólio, injetável, para crianças que estiverem iniciando o esquema contra a poliomielite, bem como aquelas que coincidentemente estejam na época de receber alguma dose do esquema previsto pelo calendário nacional de vacinação, por isso a necessidade de se levar o cartão de vacina.

“Acho muito importante essas campanhas de vacinação em todo o Brasil, sempre acompanho com o cartão dos meus filhos e não deixo atrasar nenhuma vacina”, comentou Luzia Carneiro dos Santos quando questionada sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite e o uso do cartão de vacina. Luiza é mãe de Cristal Carneiro Lima, de 8 meses, e de Antônio José Carneiro Melo, de 4 anos, ambos na faixa etária público-alvo da campanha.

“Temos uma meta de vacinar 95% de um total de 57.140 crianças, faremos todo o esforço para isso. Queremos que Teresina continue livre da pólio e assim estaremos dando a nossa contribuição para que o Brasil permaneça certificado internacionalmente para a erradicação da paralisia infantil”, afirmou o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico Luiz Lobão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/693/teresina-se-prepara-para-vacinacao-contra-a-polio