Profissionais de saúde são capacitados para vigilância da gripe

Curso se encerra hoje (29)

Capacitar profissionais de saúde de Teresina para as rotinas de vigilância da gripe. Com este objetivo, a Fundação Municipal de Saúde promove em seu laboratório de informática um treinamento para usuários de unidade sentinelas da Influenza, voltado ao Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-gripe). O curso começou ontem (27) e vai até amanhã (29), durante a manhã e tarde.

Segundo o técnico da gerência de epidemiologia da FMS, Ricardo Brito, o curso pretende orientar os profissionais para a utilização da nova versão do SIVEP-Gripe. “Por meio deste sistema, eles devem fornecer dados em tempo real para análise e tomada de decisões, através do registro semanal do número de atendimentos por gripe e pneumonia”, explica.

Estão sendo discutidos os aspectos clínicos e epidemiológicos da Influenza e as técnicas corretas de coleta de secreção para identificação viral das síndromes respiratórias agudas, bem como a demonstração do sistema em sua nova versão.

A Vigilância Sentinela é uma estratégia idealizada pelo Ministério da Saúde que visa coletar dados para identificação dos vírus respiratórios que circulam no país, além de monitorar a demanda de atendimento por influenza. Trata-se de postos com equipes preparadas para colher secreções das narinas e faringe de pessoas com gripe para identificar o tipo de vírus. Os dados servem para a elaboração de estratégias de prevenção – como vacinas – e de redução das formas graves da doença.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/692/profissionais-de-saude-sao-capacitados-para-vigilancia-da-gripe