CAPS Norte faz atividade em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial

Os usuários do CAPS são orientados para que possam viver junto à comunidade

CAPS Norte faz atividade em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II Centro-Norte), da Prefeitura Municipal de Teresina, fará atividade no dia 24 de maio, a partir das 8h, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Uma concentração na sede do CAPS II Centro-Norte, que fica na Rua Gaston de Greslan, 2031, Parque Alvorada, acontecerá às 8h. Logo em seguida os usuários do CAPS e seus colaboradores seguirão em caminhada com destino à praça da igreja do bairro, onde acontecerá ginástica com alongamento e logo em seguida um lanche.

“Os usuários do CAPS são orientados para que possam viver junto à comunidade. O objetivo é devolvê-lo ao convívio social e não excluí-lo”, afirma a coordenadora do CAPS Centro-Norte, Érica Patrícia Oliveira.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio e foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios, em 1987. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Às 10h o CAPS Centro-norte fará uma exposição de fotos das atividades desenvolvidas pelos usuários. Um ato simbólico será realizado com os mesmos usuários, com o plantio de uma árvore, simbolizando a liberdade. Além das atividades citadas, uma panfletagem, aferição de pressão arterial e medição de nível glicêmico serão feitos junto ao público alvo do evento.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/690/caps-norte-faz-atividade-em-alusao-ao-dia-da-luta-antimanicomial