Teresina realiza vacinação contra a poliomielite a partir de 8 de junho

A vacinação acontece no período de 8 e 21 de junho.

Entre os dias 8 e 21 de junho, Teresina realizará a 34ª campanha de vacinação contra a Poliomielite, que ocorre em todo o país. Crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos de idade deverão comparecer às salas espalhadas por toda a cidade para tomar sua dose, sem se esquecer de levar o seu cartão de vacinação.

Para 2013, a meta é vacinar um total de 57.140 crianças. “Este é o 24º ano sem casos da poliomielite no Brasil, e a meta é que este índice seja mantido até a concreta erradicação mundial da doença. A Prefeitura de Teresina vai fazer todo o esforço para que nossas crianças sejam vacinadas”, informa o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

Desta vez, além da vacina em gotas com o vírus atenuado, estarão disponíveis também vacinas injetáveis com o vírus inativo, para casos em que a criança não estiver em dia com o calendário de imunização. Por este motivo, é imprescindível que os pais levem o cartão da criança, pois é por meio dele que os profissionais de saúde saberão o tipo de dose a ser aplicada.

Poliomielite

A Poliomielite é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus, que entra na corrente sanguínea e afeta o sistema nervoso central causando paralisia dos membros e meningite. Pessoas de todas as idades podem ser infectadas com este vírus, mas especialmente as crianças pequenas. O vírus entra no organismo através do contato com substâncias contaminadas com fezes infectadas. Alguns exemplos são as privadas, mãos sujas e o contato com secreções de um indivíduo contaminado.

Dados da Organização Mundial de Saúde demonstram que entre os anos 2011 e 2012, 16 países registraram casos de poliomielite, entre os considerados endêmicos e aqueles que receberam visitantes que portavam o vírus. O Brasil, embora não haja registros da doença desde 1990, tem como estratégia garantir a não reintrodução da doença em seu território, com a manutenção das coberturas vacinais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/689/teresina-realiza-vacinacao-contra-a-poliomielite-a-partir-de-8-de-junho