Gestantes terão novos atendimentos em maternidades
As ações são parte do programa Rede Cegonha
17/05/2013 | 00:00
Imprimir
As quatro maternidades da Prefeitura de Teresina terão novas ações de atendimento às gestantes como parte do programa Rede Cegonha. A Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) está em fase de organização para garantir a vaga previamente para o parto e a visita da gestante até a maternidade onde terá o atendimento.
A FHT em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e por meio da Gerência de Atenção Básica vai disponibilizar transporte para as gestantes em dias determinados para conhecer a maternidade.
Está acertado que às quartas-feiras serão realizadas visitas à Maternidade do Satélite, zona Leste; às sextas-feiras as visitas serão à Maternidade do bairro Promorar, zona Sul; às terças pela manhã e quintas- feiras à tarde as mães visitarão a Maternidade do bairro Buenos Aires, zona Norte e às terças-feiras à tarde e quintas-feiras pela manhã para a Maternidade CIAMCA, no Dirceu II, zona Sudeste de Teresina.
O presidente da FHT, Aderivaldo Andrade, explica que a Rede Cegonha é uma estratégia para melhorar qualitativa e quantitativamente o acesso das gestantes aos serviços do SUS. O objetivo é a redução do número da mortalidade materna e de crianças recém nascidas com atenção ao parto, acolhimento das gestantes, classificação de risco, incentivo ao parto normal e aleitamento na primeira hora, diz, informando que é uma ação do Ministério da Saúde com a participação da Prefeitura de Teresina.
Nas maternidades devem ser criados leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e de Unidade de Cuidado Intensivos Neonatal (UCIN) e já estão assegurados novos exames de rotina, como o teste rápido de gravidez.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/684/gestantes-terao-novos-atendimentos-em-maternidades