Gestantes terão novos atendimentos em maternidades

As ações são parte do programa Rede Cegonha

As quatro maternidades da Prefeitura de Teresina terão novas ações de atendimento às gestantes como parte do programa Rede Cegonha. A Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) está em fase de organização para garantir a vaga previamente para o parto e a visita da gestante até a maternidade onde terá o atendimento.

A FHT em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e por meio da Gerência de Atenção Básica vai disponibilizar transporte para as gestantes em dias determinados para conhecer a maternidade.

Está acertado que às quartas-feiras serão realizadas visitas à Maternidade do Satélite, zona Leste; às sextas-feiras as visitas serão à Maternidade do bairro Promorar, zona Sul; às terças pela manhã e quintas- feiras à tarde as mães visitarão a Maternidade do bairro Buenos Aires, zona Norte e às terças-feiras à tarde e quintas-feiras pela manhã para a Maternidade CIAMCA, no Dirceu II, zona Sudeste de Teresina.

O presidente da FHT, Aderivaldo Andrade, explica que a Rede Cegonha é uma estratégia para melhorar qualitativa e quantitativamente o acesso das gestantes aos serviços do SUS. “ O objetivo é a redução do número da mortalidade materna e de crianças recém nascidas com atenção ao parto, acolhimento das gestantes, classificação de risco, incentivo ao parto normal e aleitamento na primeira hora”, diz, informando que é uma ação do Ministério da Saúde com a participação da Prefeitura de Teresina.

Nas maternidades devem ser criados leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e de Unidade de Cuidado Intensivos Neonatal (UCIN) e já estão assegurados novos exames de rotina, como o teste rápido de gravidez.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/684/gestantes-terao-novos-atendimentos-em-maternidades