Secretaria de Saúde capacita servidores sobre marcação de consultas

Mais de 200 profissionais estão sendo capacitados para trabalhar de forma mais rápida e eficiente co

“Quanto mais se aprende, menos se erra.E quem ganha é o usuário”. A observação é da servidora Alda Alves,que atua no posto de saúde do Dirceu,na Zona Sudeste e trabalha há mais de 13 anos no setor de marcação de consultas do local.

Alda é uma das 200 pessoas que estão recebendo um curso de aperfeiçoamento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela Central de Marcação de Consultas /SUS em Teresina. A meta é capacitar esses profissionais que lidam diretamente com marcação de exames e consultas,através do sistema informatizado chamado Gestor Saúde.

“Somos o elo entre a população e o sistema,então,quanto mais conhecimentos tivermos,mais poderemos fazer um trabalho que possa deixar o usuário satisfeito”,conta a servidora Alda Alves.

O sistema Gestor Saúde ,que administra os agendamentos,foi implantado em setembro de 2011 e de lá pra cá passou por mudanças e melhorias. “O objetivo do treinamento é fazer com que todos tenham os conhecimentos necessários para lidar de forma ágil e correta com o sistema,fazendo com que a população seja melhor atendida”,explicou Sérgio Rodrigues,responsável pelo sistema Gestor Saúde.

Bruna Freitas, que trabalha como marcadora de consultas há pouco mais de um ano no posto do bairro Buenos Aires,Zona Norte, diz que “muitas vezes algo simples que não é feito de forma correta pode prejudicar o atendimento ao usuário,então recebendo as informações corretas e atualizadas sobre o sistema,o reflexo deve ser uma melhor recepção á população”,observou Bruna.

A capacitação terá duração de duas semana e acontece no Laboratório de Informática da Fundação Municipal de Saúde.

Central de Marcação de Consultas e o Gestor Saúde

O Gestor Saúde é o sistema informatizado utilizado pela Central de Marcação de Consultas / SUS em Teresina, responsável pelo agendamento de consultas e exames do Sistema Único de Saúde na capital.O sistema interliga os mais de 80 pontos de marcação na capital,disponibilizando vagas de acordo com as escalas de atendimento de cada prestador/profissional.

Por dia uma média de 3.500 agendamentos são realizados,contabilizando cerca de 70 mil por mês.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/683/secretaria-de-saude-capacita-servidores-sobre-marcacao-de-consultas