Semana do bebê

Unidades Básicas do município dão destaque à saúde do bebê em Teresina

Desde o dia 13 acontece na capital a Semana do Bebê e da Criança

Unidades Básicas do município dão destaque à saúde do bebê em Teresina

Encerram neste sábado, 17, os eventos alusivos à Semana do Bebê e da Criança em Teresina, que teve início no dia 13. Amanhã, 16, as Unidades Básicas de Saúde da Vila da Paz e do Poty Velho realizarão atividades no período da manhã.

A UBS da Vila da Paz promoverá a “Manhã da Zueira”, a partir das 9h. Brincadeiras de roda, bambolê, amarelinha, playground com pula-pula e piscina de bolinha estarão disponíveis para a criançada. Além de distribuição de lanche e a presença de um palhaço.

A UBS do Poty Velho realizará, a partir das 8h, uma roda de conversa sobre prevenção de acidentes na infância, trauma bucal em bebês e crianças. No local também acontecerão consultas pós-parto às mães e bebês.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, fez a abertura oficial da Semana do Bebê e da Criança na última terça-feira. “Durante a Semana do Bebê celebramos a saúde das nossas crianças. Todos sabemos da importância da Atenção Básica em Saúde. Vamos promover a saúde e a vida”, afirma Firmino Filho.

Na abertura da semana houve o lançamento da Cartilha “Fluxograma de Atendimento – Consulta de Acolhimento Puerperal”. O material foi feito pelos técnicos em saúde da criança da FMS. “A cartilha serve para que a mãe e o bebê sejam melhores acompanhados desde a gestação até os dois anos de idade do bebê”, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A Semana do Bebê encerra no próximo sábado com atividades na Maternidade do Promorar, onde haverá uma roda de conversa sobre os cuidados básicos com o bebê e a importância do aleitamento materno exclusivo. A semana é uma estratégia de mobilização social que segue as diretrizes do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

semana do bebê

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/68/unidades-basicas-do-municipio-dao-destaque-a-saude-do-bebe-em-teresina