Prefeitura orienta sobre o descarte de medicamentos vencidos

O descarte correto é importante para o meio ambiente e a saúde da população

O descarte correto de medicamentos que passaram do prazo de validade é um assunto que suscita muitas dúvidas da comunidade. No Brasil, mais de 90% da população despeja este material no lixo ou no vaso sanitário, o que pode trazer prejuízos para a saúde e o meio ambiente. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina esclarece sobre o que deve ser feito com remédios que não servem mais.

No tocante ao descarte de medicamentos vencidos do setor privado (drogarias, distribuidoras) a determinação é que os próprios estabelecimentos sejam encarregados do descarte de seus resíduos. Eles devem contratar empresas licenciadas, que trabalham especificamente com o tratamento e destinação final destas substâncias. “Para todos os medicamentos, o procedimento padrão é a incineração”, esclarece o chefe do núcleo de farmácia da Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) da Fundação Municipal de Saúde, Alex Aragão. A função da Prefeitura neste caso é realizar a fiscalização para garantir a execução correta do procedimento.

Para o consumidor comum que possui remédios vencidos em casa, a Vigilância Sanitária faz o recolhimento e encaminha para a empresa responsável pelo descarte. “Este material não pode ser despejado no lixo, pois representa danos para a população e para o meio ambiente”, adverte Alex Aragão. Neste caso, bastar entrar em contato com a GEVISA pelos telefones 3215-9102 e 3215-9115, ou deixá-los no local, que fica na Rua Firmino Pires N° 3241, bairro São Pedro.

Fiscalização

O núcleo de farmácia da GEVISA é formado por uma equipe de quatro farmacêuticos que atuam no comercio varejista de medicamentos em fiscalização de licenciamento, denúncia e rotina. A fiscalização de licenciamento acontece a partir da solicitação que a empresa faz, já em caso da venda de medicamentos sem prescrição médica é efetuada a fiscalização por denúncia, enquanto que na de rotina, os profissionais diariamente fazem vistoria para saber se aquele estabelecimento esta dentro da legalidade.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/679/prefeitura-orienta-sobre-o-descarte-de-medicamentos-vencidos