Maternidades da Prefeitura de Teresina terão programa Rede Cegonha

O programa vai melhorar o acesso das gestantes aos serviços do SUS.

A Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) está em fase de retomada da implementação da Rede Cegonha nas maternidades municipais. Com esse programa deve melhorar qualitativa e quantitativamente o acesso das gestantes aos serviços do SUS. Neste sentido foi realizada nesta quinta-feira, 9, reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Fundação Municipal de Saúde (FMS), FHT e Secretaria Estadual de Saúde para tratar da operacionalização da Rede Cegonha em Teresina.

O objetivo da Rede Cegonha é a redução do número da mortalidade materna e de crianças recém nascidas com atenção ao parto, acolhimento das gestantes, classificação de risco, incentivo ao parto normal e aleitamento na primeira hora.
Para o desenvolvimento da Rede Cegonha já existem recursos garantidos pelo Ministério da Saúde para as maternidades do bairro Satélite, zona Leste, e Wall Ferraz – Ciamca, no bairro Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste.

Nas maternidades devem ser criados leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e de Unidade de Cuidado Intensivos Neonatal (UCIN). “Também estão assegurados novos exames de rotina, como o teste rápido de gravidez”, destaca a assistente social Ires Amaral, da Secretaria Estadual de Saúde.

REDE CEGONHA

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência às mulheres, recém-nascidos e crianças.

São estratégias do programa melhoria da qualidade do pré-natal, garantia de transporte tanto para a mãe no pré-natal quanto para o parto, vinculação da gestante à unidade de referência para atendimento e vaga para gestantes e bebês.

Também são objetivos da Rede Cegonha a realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção, acompanhante no parto, de livre escolha da gestante, atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade e acesso ao planejamento reprodutivo.

Conforme a Portaria 930/2012 do Ministério da Saúde para cada 1000 nascidos vivos deve ter dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e um de Unidade de Cuidado Intensivos Neonatal (UCIN).

A Unidade Neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, dotado de estruturas assistenciais que possuam condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada, incluindo instalações físicas, equipamentos e recursos humanos.

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/670/maternidades-da-prefeitura-de-teresina-terao-programa-rede-cegonha