Concurso de Experiências na Atenção Básica recebe mais de 115 trabalhos

O evento pretende reunir profissionais de saúde para troca de experiências

Um total de 117 trabalhos foi inscrito para o II Concurso Teresinense de Experiências na Atenção Básica, que ocorre dentro da 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica. O evento, que pretende reunir profissionais de saúde para troca de experiências, será dia 26 de novembro no Atlantic City.

As inscrições estiveram abertas para todos os profissionais dos dispositivos da atenção básica, como as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Consultório na Rua, além de servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “A próxima etapa é a avaliação dos trabalhos inscritos, para sua posterior apresentação na Mostra”, explica Ayla Calixto, gerente de Atenção Básica da FMS.

O resultado desta avaliação será divulgado no dia 6 de novembro, por meio de avisos via email para o relator/apresentador, bem como na Gerência de Atenção Básica, nas Diretorias Regionais de Saúde e no site do evento (http://fms.teresina.pi.gov.br/mostraab/), onde também está disponível todo o regulamento.

Smithanny convida os demais profissionais de saúde, mesmo aqueles que não irão apresentar trabalhos, a participar do evento. “Será um momento rico de discussão, que estimula a elaboração de soluções criativas e adaptáveis para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde na Atenção Básica”, afirma. As inscrições para participar do evento podem ser feitas gratuitamente na Diretoria Regional de Saúde à qual a equipe está vinculada até a primeira semana de novembro.

O objetivo da 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica é valorizar as experiências cotidianas e estimular o protagonismo local dos trabalhadores, proporcionando espaços de intercâmbio de experiências. O encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o concurso, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências diversas sobre o fazer cotidiano da Atenção Básica.  “A ideia é fazer emergir narrativas de novo tipo, mais leves, livres e criativas. Com esta nova metodologia, os autores terão a oportunidade de desenvolver seus relatos de experiência, tanto no que diz respeito à escrita propriamente dita, quanto às formas de apresentação dos relatos, agregando vídeos, imagens dentre outros”, afirma Ayla Calixto.

atenção básica

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/67/concurso-de-experiencias-na-atencao-basica-recebe-mais-de-115-trabalhos