Vacinação contra a gripe se encerra hoje (10)

Até hoje (09) a estimativa é que fosse imunizado 75% da meta para Teresina

Amanhã, sexta-feira, é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil. Até hoje (09) a estimativa é que fosse imunizado um percentual de 75% do público-alvo em Teresina, o que põe o município acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Região Nordeste.
Pessoas que se enquadram nos grupos prioritários podem procurar uma das 115 salas disponíveis e garantir sua dose. Até o momento, o grupo com maior porcentagem de vacina foi o dos profissionais de saúde, com 80,2%. Em seguida vem as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) com 75,1% e os idosos, com 72,7%, o que corresponde a pouco mais de 51 mil pessoas acima de 60 anos de idade.
O Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, alerta que os números de crianças e gestantes ainda precisam de reforço nesta reta final. “Cerca de 6 mil crianças e um pouco mais de 3 mil gestantes ainda não se vacinaram”, contabiliza. “É muito importante que estes grupos sejam imunizados, uma vez que a gripe pode ser uma porta de entrada para complicações graves de saúde e até óbitos”, completa Luiz Lobão.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no ano passado: a H1N1, H3N2 e B. Além dos idosos, gestantes, crianças, puérperas, acamados, população privada de liberdade e profissionais de saúde, têm direito à imunização os seguintes grupos de doenças crônicas e condições especiais, mediante apresentação de prescrição médica:
Doenças respiratórias crônicas: asma (em uso contínuo de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquioecstasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.
Doenças renais crônicas: doença renal nos estágios 3,4 e 5, doença nefrótica e paciente em diálise.
Doenças hepáticas crônicas: atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose.
Doenças neurológicas crônicas: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas individuais de pacientes, como AVC, paralisia cerebral, escleroses múltiplas e condições similares.
Diabetes: tipo I e II, em uso de medicamentos.
Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.
Obesidade grau III
Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/669/vacinacao-contra-a-gripe-se-encerra-hoje-10