Temperatura é fator determinante para conservação da vacina contra a gripe

Teresina desenvolve um trabalho de conservação das doses na Rede de Frios.

Manter uma temperatura ideal e constante é requisito essencial para a manutenção da vacina contra a gripe, que até a próxima sexta-feira (10) está sendo aplicada em idosos, gestantes, crianças e outros grupos prioritários. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina desenvolve um trabalho de conservação destas doses na Rede de Frios, que é administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde em caixas de isopor com gelo e um termômetro para a manutenção constante da temperatura. “Para garantirmos a integridade das doses, todo o transporte só pode ser realizado desta forma”, afirma a coordenadora da Gerência de Frios da FMS, Deusamar Meneses. Uma vez recebidas pela Rede de Frios, elas são armazenadas em refrigeradores até serem distribuídas para as 115 salas de vacina que estão abertas durante toda a campanha, onde estão disponíveis geladeiras comuns com aparelhos para monitoração da temperatura, que no caso da influenza deve estar entre 2°C e 8°C.

Cada unidade de saúde estabelece uma estimativa do número de pessoas a serem imunizadas, e são estes valores que determinam a quantidade de frascos a serem distribuídos. Em caso de falta, eles solicitam reforço à Rede de Frios. “Algumas unidades temem que seu estoque seja perdido devido à instabilidade da energia elétrica, por isso vão pedindo parcialmente, de acordo com a demanda”, esclarece Deusamar Meneses. A rede está aberta 24 horas com funcionários de plantão para recolher as vacinas imediatamente em caso de queda de energia.

Um frasco de vacina contém quantidade suficiente para a administração de 10 doses. O vidro deve ser identificado com data e horário de sua abertura, pois seu conteúdo tem validade de sete dias.

Campanha

Idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), acamados, presos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas outras condições especiais têm até a próxima sexta-feira (10 de maio) para se vacinar contra a gripe. Segundo dados da Prefeitura de Teresina, até agora foram imunizadas 83.895 pessoas, o que corresponde a um total de 73,41% da meta de 140 mil doses.

“É muito importante que todos os grupos, especialmente os idosos, sejam imunizados. A gripe pode trazer sérias complicações com internações graves e até óbitos” alerta o presidente da FMS, Luiz Lobão acrescentando que as equipes de saúde da família estão disponíveis para atender em casa no caso de pessoas acamadas, bastando ir ao posto de saúde mais próximo de casa e solicitar. A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no ano passado: a H1N1, H3N2 e B.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/667/temperatura-e-fator-determinante-para-conservacao-da-vacina-contra-a-gripe