Vacinação contra a gripe se encerra na próxima sexta (10)

Idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, puérperas, acamados, presos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas outras condições especiais têm até a próxima sexta-feira (10 de maio) para se vacinar contra a gripe. Segundo dados da Prefeitura de Teresina, até agora foram imunizadas 83.895 pessoas, o que corresponde a um total de 73,41% da meta de 140 mil doses.

A Fundação Municipal de Saúde conclama a população que se enquadra neste público-alvo para comparecer aos locais de vacinação. Ao todo são 115 salas, incluindo postos, unidades básicas e hospitais municipais. “É muito importante que todos os grupos, especialmente os idosos, sejam imunizados. A gripe pode trazer sérias complicações com internações graves e até óbitos” alerta o presidente da FMS, Luiz Lobão. “As equipes de saúde da família estão disponíveis para atender em casa no caso de pessoas acamadas, basta ir ao posto de saúde mais próximo de casa e solicitar”.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no ano passado: a H1N1, H3N2 e B. Além dos idosos, gestantes, crianças, puérperas, acamados, população privada de liberdade e profissionais de saúde, têm direito à imunização os seguintes grupos de doenças crônicas e condições especiais, mediante apresentação de prescrição médica:

Doenças respiratórias crônicas: asma (em uso contínuo de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquioecstasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.

Doenças renais crônicas: doença renal nos estágios 3,4 e 5, doença nefrótica e paciente em diálise.

Doenças hepáticas crônicas: atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose.

Doenças neurológicas crônicas: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas individuais de pacientes, como AVC, paralisia cerebral, escleroses múltiplas e condições similares.

Diabetes: tipo I e II, em uso de medicamentos.

Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.

Obesidade grau III

Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/666/vacinacao-contra-a-gripe-se-encerra-na-proxima-sexta-10