Lineu Araújo oferece novos tipos de bolsas de colostomia

O acessório é fundamental para a saúde do paciente

O Setor de Ostomizados do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) recebeu hoje (7) mais de 4 mil bolsas de colostomia. O acessório é fundamental para a saúde do paciente.

Um estudo feito pela equipe de enfermagem do Lineu Araújo apontou que mais variedades de bolsas fossem adquiridas para distribuição aos pacientes que dependem do material para promoção e melhoria da qualidade de vida. Uma compra emergencial teve que ser realizada pelo município de Teresina para suprir a demanda até o dia 10 deste mês, quando vai abrir licitação para aquisição de mais bolsas.

“Havia uma compra a ser realizada no início do ano, mas ela era muito simplificada e só atendia um tipo de bolsa de colostomia e outro tipo de urostomia. Mas nossos pacientes têm diversos perfis, e foi pensando nisso que a nossa equipe de enfermagem do Lineu Araújo fez um levantamento das demandas e mudou-se a descrição do objeto da licitação. Com isso abriu-se uma variedade no tipo de bolsas”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luíz Lobão.

O diretor administrativo do Lineu Araújo, Carlos Henrique Rocha, disse que a partir de agora pacientes neonatais e infantis terão bolsas específicas. Ao todo cinco tipos de bolsas de colostomia e três de urostomia serão disponibilizadas no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo aos 712 pacientes que recebem o material em todo o Piauí.

Os recursos para compra das bolsas de colostomia são do Ministério da Saúde com contrapartida da Prefeitura Municipal de Teresina, através da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/665/lineu-araujo-oferece-novos-tipos-de-bolsas-de-colostomia