Lineu Araújo desenvolve programas de controle do diabetes

É desenvolvido um trabalho de acompanhamento e orientação

O diabetes é uma doença crônica que provoca altas taxas de açúcar no sangue e pode levar a complicações de saúde graves, inclusive perda de membros do corpo. Com o intuito de promover o controle da doença e qualidade de vida, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo mantém programas de acompanhamento para aqueles que sofrem deste mal.

O programa de Controle de diabetes é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, angiologista, nutricionista e endocrinologista. “É feito um trabalho de acompanhamento e orientação dos pacientes quanto aos cuidados básicos, atenção à dieta, aplicação de insulina e dispensação dos medicamentos”, informa a enfermeira responsável, Maria do Espírito Santo. Além disso, os usuários são convidados a participar de reuniões mensais, em que são abordados assuntos que visam uma melhor convivência com a doença.

Pé diabético

Prevenir e evitar danos nas feridas dos diabéticos, diminuindo assim a incidência de amputações. Com este objetivo, a Prefeitura de Teresina implantou o Programa de Feridas e Pé Diabético. Uma enfermeira e um angiologista prestam o devido atendimento aos pacientes, que consiste em reunir e evitar danos em feridas, curativos, orientação quanto ao cuidado do pé, entre outros.

Vários são os fatores que levam um paciente diabético a amputar seus membros. Falta de informação e de tratamento adequado são alguns deles. O mau controle glicêmico (hiperglicemia) causa complicações na visão, rins e pés do paciente. Com a inflamação do nervo dos pés, o paciente diabético perde a capacidade de sentir o membro, o que provoca ferimentos, que podem infeccionar e levar à amputação.

Com estas ações, a Prefeitura procura promover qualidade de vida aos pacientes. “O controle adequado do diabetes é o melhor meio de prevenir complicações evitáveis, como a amputação de membros do corpo”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão. “Por isso, a atenção constante deve ser a principal forma de tratamento”, completa.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/661/lineu-araujo-desenvolve-programas-de-controle-do-diabetes