FMS e Ministério da Saúde discutem Política Nacional de Humanização
Reunião com representante do Ministério da Saúde ocorreu hoje (25)
25/04/2013 | 00:00
Imprimir
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luíz Lobão, reuniu-se hoje (25) com Natália Gomes, que faz parte do Ministério da Sáude e trata da Política Nacional de Humanização (PNH) no Piauí.
É o primeiro contato da nova gestão da FMS com um membro da PNH. Além do presidente Luíz Lobão, membros da GEAP (Gerência de Ações Programática) e da Gerência de Atenção Básica (GEAB) também estavam presentes na reunião.
Foi muito proveitoso ter esse contato com um membro do Ministério da Saúde. Achei muito interessante o que foi levantado aqui e vamos trabalhar juntos para o aperfeiçoamento do trabalho dentro da saúde pública. Precisamos melhorar nossas práticas de atenção e qualificar os profissionais, falou Luíz Lobão.
Natália Gomes falou que a Política Nacional de Humanização busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.
A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si, afirmou.
O HumanizaSUS aposta em inovações em saúde, como:
- Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;
- Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;
- Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;
- Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão;
- Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde;
- Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual;
- Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho;
- Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo;
- Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento;
- Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde;
- Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/660/fms-e-ministerio-da-saude-discutem-politica-nacional-de-humanizacao