PREVENÇÃO EM SAÚDE

FMS realiza atividade alusiva ao Dia Mundial da Alimentação nesta sexta, 16 de outubro

Apenas 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela OMS

Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, data de fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), pretende chamar a atenção para as questões relacionadas à alimentação saudável e estimular a consciência social sobre o problema da fome no mundo. A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em alusão à data, irá realizar atividades, das 9h às 13h, na Rua Climatizada, Centro de Teresina.

“Na ocasião estaremos medindo glicemia capilar, aferindo pressão, realizando avaliação nutricional, orientando a cerca de alimentação saudável e distribuindo material informativo à população”, afirma a nutricionista Theonas Gomes, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A quantidade recomendada é 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana. A Fundação Municipal de Saúde já apresentou à população teresinense a segunda edição do Guia Alimentar Para a População Brasileira, que está disponível gratuitamente no endereçohttp://portalsaude.saude.gov.br e visa promover a saúde e a boa alimentação.

O Ministério da Saúde mostra ainda que 29,4% da população ainda consomem carne com excesso de gordura. Os homens ingerem duas vezes mais: 38,4%. Entre as mulheres o índice é 21,7%. Os números indicam também que o brasileiro tem diminuído a ingestão de refrigerante – item que caiu 20% nos últimos seis anos. Entretanto, mais de 20% da população ainda tomam desse tipo bebida cinco vezes ou mais na semana. Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014.

Segundo Theonas Gomes, a população pode e deve orientar sua alimentação pelo Guia Alimentar disponibilizado pelo Ministério da Saúde e apresentado pela Fundação de Saúde de Teresina. “O Guia orienta as pessoas a consumirem mais frutas e hortaliças, além de incentivá-las a optarem por refeições caseiras e evitarem alimentação em redes de fast foode produtos prontos que dispensam preparação culinária, como ‘sopas de pacote’, pratos congelados prontos para aquecer, molhos industrializados, misturas prontas para tortas”, diz ela.

Outras recomendações são o uso moderado de óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar alimentos, e o consumo limitado de alimentos processados, como queijos, embutidos, conservas, utilizando-os, preferencialmente, como ingredientes ou parte de refeições. Na hora da sobremesa, o ideal é preferir as caseiras, dispensando as industrializadas.

Destaque especial é dado às circunstâncias que envolvem o ato de comer, aconselhando-se regularidade de horário, ambientes apropriados e, sempre que possível companhia. O ideal é desfrutar a alimentação, evitar a refeição assistindo à televisão, falar ao celular, ficar em frente ao computador ou atividades profissionais.

“As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. Por esse motivo, devemos nos atentar mais à nossa alimentação”, explica Theonas Gomes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde das pessoas.

Dia Mundial da Alimentação fms Rua Climatizada Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/66/fms-realiza-atividade-alusiva-ao-dia-mundial-da-alimentacao-nesta-sexta-16-de-outubro