Prefeitura instala armadilhas para levantamento de infestação do mosquito da dengue

Foram 490 armadilhas, distribuídas por todas as regiões da cidade.

A Prefeitura de Teresina concluiu hoje (25) a instalação e recolhimento de armadilhas para a captura e análise do mosquito da dengue (Aedes aegypti). A ação é uma etapa do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que tem como objetivo direcionar os trabalhos de combate à doença de acordo com os dados de incidência por bairro.

Foram 490 armadilhas, distribuídas por todas as regiões da cidade. Os agentes de endemias da Fundação Municipal de Saúde (FMS) instalaram o equipamento em residências selecionadas por cada quarteirão. "Passado o período de 24 horas, as armadilhas são recolhidas e os mosquitos capturados são encaminhados à análise laboratorial para identificar a incidência ou não de Aedes aegypti nos bairros e, a partir dos dados obtidos, é feito o mapeamento que direcionará o trabalho de combate ao vetor”, explica a coordenadora técnica de Controle de Roedores e Vetores da FMS, Vânia Carvalho.

O LIRAa foi um método desenvolvido em 2002 para atender a necessidade dos gestores e profissionais que trabalham com o programa de controle da dengue de disporem de informações entomológicas de maneira mais rápida. A determinação do Ministério da Saúde é que sejam enviados os índices de focos por meio da identificação de larvas do mosquito, mas a Prefeitura de Teresina faz um trabalho paralelo com a adição do índice de infestação da forma adulta do inseto, que é realizado quatro vezes por ano.

O instrumento de captura do Aedes Aegypti é feito por meio da armadilha chamada Adultrap. Ela tem forma cilíndrica, cor escura, formando três compartimentos, sendo um para isca, um para entrada do adulto e outro para retê-lo dentro da armadilha.

Chuvas

A FMS alerta a população para que esteja sempre atenta aos cuidados contra a dengue, especialmente neste período em que a capital recebe fortes chuvas diariamente. “Prefeitura e população devem realizar um trabalho conjunto, cada um fazendo a sua parte”, frisa o presidente da FMS, Luiz Lobão. “Qualquer objeto capaz de acumular água, por menor que seja, pode se tornar um foco do mosquito. Por isso, todos devem estar atentos para manter estes objetos limpos e secos, e descartar todo o lixo acumulado. Além disso, pedimos que recebam os agentes de endemias, para que eles possam identificar e tratar os possíveis focos em suas casas”, finaliza.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/659/prefeitura-instala-armadilhas-para-levantamento-de-infestacao-do-mosquito-da-dengue