PMT reforça o chamado para vacinação contra gripe

Os grupos prioritários devem ir até o posto mais próximo de sua residência

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início dia 15 deste mês e segue até próxima sexta-feira (26). Do dia 15 até hoje (24) foram aplicadas cerca de 40 mil vacinas e a meta é atingir 140 mil pessoas em Teresina.

“Os idosos, este ano, estão em falta com a vacinação. Chamamos as pessoas com 60 anos ou mais para se vacinarem. Essas pessoas têm o sistema imunológico frágil e a vacina contribui para a redução das internações hospitalares e gastos com medicamentos para tratamento de infecções”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Luíz Lobão.

A Prefeitura Municipal de Teresina, através da FMS, informa que todas as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários devem ir até a sala de vacina mais próxima de sua residência para se imunizarem.

Ao todo são 115 salas de vacina distribuídas na capital, em hospitais e postos de saúde. Elas estarão abertas nos turnos manhã e tarde, atendendo a todos que se enquadram nos grupos prioritários.

“As pessoas podem ficar tranqüilas em relação à vacina. Ela leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe”, explica a diretora de vigilância em saúde da FMS, médica Amariles Borba.

A prioridade deste ano está focada nas crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes (em qualquer período da gestação), puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), acamados, os adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais de saúde e a população privada de liberdade.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luíz Lobão, a meta é vacinar 20.922 crianças, 10.690 trabalhadores de saúde, 10.461 gestantes, 1720 puérperas, 70.481 idosos e 25.749 portadores de doenças crônicas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/656/pmt-reforca-o-chamado-para-vacinacao-contra-gripe