Profissionais discutem as condicionalidades do Bolsa Família na saúde

Reunião aconteceu no auditório da FMS.

Na manhã de hoje (11), os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Teresina estiveram reunidos para discutir o melhor gerenciamento das informações relacionadas à avaliação de saúde com usuários que recebem o Bolsa Família. A reunião ocorreu no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que atua em parceria com a Secretaria Municipal De Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).

Além dos coordenadores das UBS, estiveram presentes supervisores e apoiadores das equipes Estratégia Saúde da Família. Os profissionais assistiram a palestras e participaram de rodas de discussão sobre as condicionalidades do Bolsa Família nas áreas em que atuam. “O objetivo é encontrar as dificuldades e meios de superá-las, otimizando assim a geração e fluxo dos dados sobre a atenção à saúde das famílias”, explica Theona Gomes, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS.

Os dados sobre as condicionalidades do Bolsa Família foram coletados pelo SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), ferramenta desenvolvida pelo DATASUS, cujo objetivo é promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esta informação irá fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.

A classificação do estado nutricional pode ser realizada por meio de índices antropométricos. O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas (por exemplo, peso e altura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo, peso por idade, altura por idade).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/646/profissionais-discutem-as-condicionalidades-do-bolsa-familia-na-saude