Profissionais discutem as condicionalidades do Bolsa Família na saúde
Reunião aconteceu no auditório da FMS.
11/04/2013 | 00:00
Imprimir
Na manhã de hoje (11), os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Teresina estiveram reunidos para discutir o melhor gerenciamento das informações relacionadas à avaliação de saúde com usuários que recebem o Bolsa Família. A reunião ocorreu no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que atua em parceria com a Secretaria Municipal De Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).
Além dos coordenadores das UBS, estiveram presentes supervisores e apoiadores das equipes Estratégia Saúde da Família. Os profissionais assistiram a palestras e participaram de rodas de discussão sobre as condicionalidades do Bolsa Família nas áreas em que atuam. O objetivo é encontrar as dificuldades e meios de superá-las, otimizando assim a geração e fluxo dos dados sobre a atenção à saúde das famílias, explica Theona Gomes, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS.
Os dados sobre as condicionalidades do Bolsa Família foram coletados pelo SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), ferramenta desenvolvida pelo DATASUS, cujo objetivo é promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esta informação irá fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.
A classificação do estado nutricional pode ser realizada por meio de índices antropométricos. O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas (por exemplo, peso e altura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo, peso por idade, altura por idade).
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/646/profissionais-discutem-as-condicionalidades-do-bolsa-familia-na-saude